sábado, 31 de julho de 2010

Desenvolvimento Solidário leva jovens de Vera Cruz para apresentação na SBPC

A Orquestra Filarmônica de Vera Cruz, fruto do programa Desenvolvimento Solidário, se apresentou nessa sexta-feira (29), na concha acústica da UFRN, no anfiteatro do Campus Universitário, onde são realizadas as atrações culturais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O repertório foi todo baseado na literatua nacional e na música do cancioneiro nordestino.

A Banda Filarmônica surgiu a partir de um projeto criado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Cultural da Juventude de Vera Cruz, por meio de um financiamento oriundo de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. Para executar esse projeto, que é formado por 50 crianças e adolescentes, foram investidos recursos da ordem de R$ 100 mil.

Para o maestro da orquestra, Leonardo Santos, "participar desse projeto ao lado dessas crianças é a realização de um sonho e de um compromisso em levar cultura e arte aos menos favorecidos. Me comovo ao falar desses projeto, porque em janeiro, quando comecei a ensaiar, muitos deles não sabiam se quer segurar os instrumentos, hoje são excelentes músico", conta o maestro.

Das 50 crianças que participam do projeto, 34 foram selecionadas para a apresentação. As irmãs Verônica Silmara (16) e Renata Dionizio (15), do Distrito de Araçá, a 6 km de Vera Cruz, revelam a alegria de estar participando do evento. "Meu sonho é ser reconhecida como uma grande saxofonista", diz a mais velha.

Além da Orquestra Filarmônica desse município, outras 51 mil famílias da zona rural de 165 municípios do Estado são beneficiadas com o programa Desenvolvimento Solidário. Os favorecidos são comunidades pobres, constituídas de pequenos produtores (assalariados, parceiros, arrendatários, posseiros, assentados), artesãos e outros grupos, desde que estejam representados por organizações comunitárias.

O Desenvolvimento Solidário é reconhecido como o principal programa de combate à pobreza rural desenvolvido no Rio Grande do Norte é referência mundial.
Da Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário