quinta-feira, 15 de julho de 2010

Governo do Estado promove ações para a saúde masculina

O Dia do Homem é comemorado nesta quinta-feira (15) em todo o mundo. Para marcar a data, o Governo do Estado está empreendendo uma série de ações na área da saúde preventiva. Durante todo o dia, o Centro de Saúde Reprodutiva Professor Leide Morais, na avenida Fonseca e Silva, no Alecrim, realiza um mutirão, das 7h às 17h, prestando serviços como medição das taxas de glicemia, colesterol, triglicérides, PSA (evitar atividade física e sexual por três dias antes), VDRL, teste de HIV, pressão arterial, circunferência abdominal, consulta de nutrição, palestras sobre prevenção das doenças de próstata e tumores em geral do trato urinário, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, disfunção erétil e doenças cardiovasculares.

"Os homens, geralmente, não costumam se preocupar com a saúde, por isso, o Governo do Estado está estimulando a prevenção, que é essencial para uma vida com mais qualidade", enfatizou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Ainda neste mês de julho, o Governo do Estado dará início a um mutirão para a realização de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Inicialmente, os procedimentos principais serão as cirurgias de próstata. Equipamentos de uso indispensáveis em centros cirúrgicos já foram, inclusive, adquiridos pelo Governo do Estado. A meta é atender 400 homens que dependem do uso da sonda para urinar.

Para realizar os procedimentos médicos, o Governo criou a Unidade de Saúde do Homem no hospital Santa Catarina, com foco na Urologia. A unidade fará tanto o atendimento preventivo quanto o curativo, incluindo as cirurgias. No momento, a Unidade funciona apenas para atendimento ambulatorial e troca de sonda, segundo informa o diretor geral do hospital Santa Catarina, Isaú Gerino.

Para realizar as cirurgias de próstata, o Governo do Estado fará investimentos da ordem de R$ 557 mil, recursos exclusivos do Tesouro Estadual.

O Dia do Homem é comemorado em 15 de julho em todo o mundo. A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e recebeu apoio da Organização das Nações Unidas.
Da Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário