O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai instalar 2.966 equipamentos para controlar a velocidade dos veículos em 5.392 faixas de trânsito durante cinco anos. Serão investidos R$ 804,7 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Rio Grande do Norte serão colocados 45 avanços de sinal, 23 radares fixos e 29 barreiras eletrônicas em 45 pontos das BRs 101, 110, 226, 304, 405, 406 e 427.
A implantação dos equipamentos foi dividida em 12 lotes, sendo que 11 deles já foram licitados. Os contratos deverão ser assinados até o final deste mês. Até março de 2011, os primeiros equipamentos serão ligados. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com o DNIT/RN, mas foi informada através da assessoria de imprensa, que qualquer informação a respeito do órgão só será divulgada após a nomeação do novo superintendente, que está prevista para acontecer até a próxima semana.
A expectativa é que a fiscalização eletrônica reduza em 70% o número de acidentes em áreas urbanas e rurais. Para o chefe do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, Roberto Cabral, esse tipo de fiscalização é mais eficiente do que a abordagem tradicional.
“A fiscalização eletrônica é muito necessária, principalmente nesses trechos de BR onde é difícil realizar abordagem dos condutores em virtude da velocidade dos veículos e da movimentação das vias. Com os radares eletrônicos, por exemplo, todos os veículos que trafegarem em alta velocidade serão notificados”, explicou o inspetor Cabral.
Nas áreas urbanas das rodovias serão 1.130 barreiras eletrônicas (ou lombadas eletrônicas), que vão fazer o controle ostensivo da velocidade e 466 equipamentos para fiscalizar o avanço de sinal vermelho e a parada sobre faixa de pedestres. Nos trechos rurais serão 1.100 radares fixos, do tipo discreto. Este último tipo de máquina é inédito em rodovias federais brasileiras e tem a função de manter a velocidade dos veículos dentro do limite permitido na via, diferente das lombadas eletrônicas que fazem com que os motoristas reduzam o ritmo.
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