segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sete décadas de puro amor e companheirismo

Do DN
Para quem não acredita em destino deveria se impressionar com a história de amor de Natália dos Santos Lucena, 91 e Moacir Lucena, 91. Do momento em que os dois se viram até o dia do casamento se passaram apenas oito dias. Dessa união, na tarde de ontem, o casal completou 70 anos de matrimônio, com direito a uma grande festa para familiares e amigos, na residência deles no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. Ao todo a professora aposentada e o juiz de direito tiveram 10 filhos, 22 netos e 18 bisnetos e a fórmula para o sucesso do casamento é um exemplo repassado para o restante da família, já que não há um só registro de separação ou divórcios entre eles.


Natália e Moacir, que hoje vivem no bairro de Lagoa Nova, Natal, uniram-se em 1940 na cidade de Apodi Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
No ano de 1940, no município de Apodi - distante 333 km da capital - Moacir Lucena já estava com o casamento marcado. "Ele fugiu comigo no dia 26 de novembro e nos casamos no dia 5 de dezembro" diz Natália, com lucidez e boa memória. Carismática, ela afirma que o mais importante da construção da união foram a criação dos filhos "Todos os meus filhos e netos são formados e bem estruturados e isso nos deixa muito felizes. Minha família é linda e todo mundo gosta de estudar" diz ela em tom de alegria. Ela lembra que em cada viagem era feito um filho. "Hoje são oito vivos. Desses, o mais velho já tem 45 anos de casamento" comenta Natália Lucena.

A nona filha do casal, Cirlia Maria Luciana, 55, mora há 28 anos com os pais. Para ela o casamento tinha que dá certo. "A minha mãe quem fez o vestido da noiva que pretendia casar-se com o meu pai. No dia em que minha mãe o viu, os dois combinaram de fugir. E meu pai muito danado falou: só se for agora! Minha mãe também não fica para trás, pois quando casou-se com meu pai, ainda fez questão de passar em frente a casa da ex-noiva dele" fala a filha sobre o a história dos pais.

Em todos os momentos eles sempre foram muito unidos. De acordo com Cirlia, quando Natália teve câncer, todos os dias Moacir Lucena perguntava preocupado sobre a saúdeda esposa " Como a velha está hoje?". Ela afirma que os dois ainda cultivam esse apelido carinhoso. "Tanto ele a chama de "velha", como ela o chama de velho" comenta a filha do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário