quinta-feira, 7 de junho de 2012

Católicos celebram Corpus Christi

Da TN
Hoje é o dia em que a comunidade católica comemora a festa de Cospus Christi, celebração da eucaristia. Todos os anos, 60 dias após a Páscoa, missas e procissões pelas paróquias de todo o mundo exaltam importância da eucaristia para a vivência da religião Católica Apostólica Romana. Segundo o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, as celebrações foram instituídas na Igreja no século XIII, quando em 1.264 o papa Urbano IV decretou sua obrigatoriedade.
Adriano AbreuPara Dom Jaime, a celebração chama a atenção para o valor e a centralidade da eucaristia na vida dos fiéisPara Dom Jaime, a celebração chama a atenção para o valor e a centralidade da eucaristia na vida dos fiéis

Trinta e quatro anos antes - 1.230  - a primeira procissão em homenagem à comunhão da eucaristia havia ocorrido, após visões de uma beata que pediam uma festa específica para a celebração da última ceia. Para Dom Jaime, a celebração de Cospus Christi serve para "Chamar atenção para o valor e a centralidade da eucaristia na vida da igreja". O arcebispo celebra uma missa às 16h na Igreja Catedral de Natal, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o culto religioso, uma hóstia é consagrada exclusivamente para uma procissão a ocorrer no fim da missa. Os fiéis percorrerão as ruas do Centro da cidade em homenagem ao Corpus Christi, corpo de Cristo, e latim.

Saindo da Catedral, a assembleia da missa vai até a rua Mossoró, depois pela Prudente de Morais, rua Apodi, e avenida Deodoro da Fonseca, retornando à igreja, onde será concedida pelo arcebispo a benção final.

Em Natal, além do evento principal da arquidiocese, missas e procissões ocorrerem na manhã de hoje em várias paróquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário