sábado, 13 de abril de 2013

SANTANA DO MATOS >> Motoqueiro em Santana: Capacete e lei na cabeça.

Foto: Ilustração
O Blog tomou depoimentos de pessoas em Santana do Matos e fez anotações de condutores que trafegavam em uma rua principal da cidade usando o capacete.

Os resultados foram altamente positivos. As opiniões são favoráveis quanto ao uso dos protetores de cabeça, inserção curricular nas escolas e fiscalização pela polícia, cumprindo normalmente a Lei em vigor.
Quanto aos dados da pesquisa, a amostragem foi mais surpreendente. Entre cinqüenta condutores apenas dois não usavam o capacete. Dando um percentual proporcional de 96%, pilotos que se adaptaram rapidamente ao uso do equipamento de segurança.

Exigências cobradas, cumpridas dentro da hierarquia com suas normas socializantes, determinação, vontade política, ações de governo e apoio da população, esses resultados eram esperados pela população santanense. Uma característica de nova visão administrativa em que a educação, a priori, abre canais para questionamento e soluções de bom senso.
Opiniões de santanenses ao responder:
Os motociclistas estão mais conscientes e passaram a usar mais o Capacete na cidade?

Dr Neto Nobre  -  Médico
Não podemos esperar conscientização, as campanhas são importantes mas não resolve o problema. Só com fiscalização ostensiva e medidas punitivas. O "bolso" tem um poder de convencimento muito grande!


 Edson Cleyton
Embora a eficácia da educação para segurança no trânsito na mudança de comportamento seja inconclusiva, o que se tornou claro foi que as abordagens feitas pelos policiais seja uma maneira de buscar uma solução e evitar danos maiores a nossa população. Na minha opinião, o uso do capacete na nossa cidade está sendo bem aceito pelos  jovens, embora sempre tem aqueles que dão uma de gaiato, sempre pegando atalhos.  Mas, graças a Deus e a consciência de alguns, mais a fiscalização e cumprimento da Lei em nossa cidade está sendo bem aceita, principalmente pelos nossos jovens que é nosso futuro.

                                            Barbara Nascimento  -  Professora
Com certeza por aqui (comunidade de Santa Maria) todo mundo que precisa ir a Santana faz uso do capacete, o que na minha opinião é muito importante, pois, o número de acidentes no municipio só tem aumentado por falta de uso do protetor de cabeça. Por aqui nas comunidades não usam, mas, quando se deslocam para a cidade, todos eles usam.


                                             Azuil Filho  -  Estudante
Sou a favor do uso de capacete. Só precisa ter mais fiscalização, ainda é muito pouca. Huve um avanço enorme, mas, como a fiscalização é pouca, aos poucos o povo vai voltando a andar sem o capacete

Julia Whitissa  -  Universitária
É relativo, já notamos sim algumas mudanças, mais o uso do capacete só se intensifica mesmo quando se nota a presença da policia fazendo blitz nas ruas de nossa cidade. Mas, por outro lado os arruaceiros continuam bebendo e dirigindo sem os equipamentos adequados. Se nota que apenas os cidadãos de bem, que em sua maioria não tem condições financeiras de manter seu veiculo de trabalho em dia. Esse sim está sujeito a multas. E os arruaceiros continuam a trafegar pelas vias publicas perigosamente.

Karlos Cunha  -  Fotógrafo
Acho muito importante o uso do capacete sem dúvida. Os jovens passaram a usar mais o capacete após a fiscalização.  Na minha opinião, o que evitaria muito acidentes era fiscalização nos condutores alcoolizados,  isso sim, evitaria a maioria dos acidentes!
Fonte:Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário