segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Estiagem faz ressurgir ‘Antiga São Rafael’

Na manhã desse domingo 29/12/13 estive na cidade de São rafael aonde vir de perto as ruínas da velha cidade de São Rafael em meio as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que contrastam com a paisagem seca e castigada. 
Mas poucos minutos de conversa com o senhor Adonias (dono de uma barraca) fiquei sabendo um pouco mas da historia dos espaços da antiga São Rafael, ele reconstruiu um poucos por lembranças.

Em 1983, a cidade distante aproximadamente 55 quilômetros de Santana do Matos que inclusive foi desmenbrada do nosso municipio cedeu espaço para a construção do maior reservatório do Estadona epoca. Cerca de 3,5 mil pessoas foram relocadas para a nova São Rafael, construída 3 quilômetros acima pelo Departamento Nacional de Obras conta as secas (Dnocs).  

Trinta anos depois e a pior estiagem nesse período, ruínas da “Atlântida do Sertão”, como ficou conhecida a cidade submersa, vem à tona ao passo em que as águas baixam segundo um pescador nos falou que baixa aproximadamente 1 metro de agua por dia.  Estruturas  que  permaneciam apenas na memória, como as cruzes e o muro do antigo cemitério, reaparecem e se somam ao que restou da torre da Igreja, que tombou em 2010, e demais escombros da cidade.

O reservatório , que abastece 22 municípios do Baixo Açu, além da adultora do Sertão Central-Cabugi que tem como finalidade minimizar a desigualdade hídrica na região do Sertão de Angicos, por meio da implantação do Sistema Adutor, levando agua até às cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta e Jardim de Angicos, além de 32 comunidades rurais.

Às margens da barragem,  restam os alicerces  da Estação de Trem que trafegava entre Assu, Mossoró e cidades vizinhas e do   Hotel São Rafael que derivou do alojamento militar. Além de escombros da Prefeitura, Posto de Saúde, duas escolas e Telern, os tanques de água que abasteciam à baldes as caixas d’água dos casarões e prédios públicos - sinal de status à época - também permanecem no local.

O piso da quadra de esportes, a praça e coreto onde aconteciam os festas e eventos sociais, preservam as tintas.
Vejam mas fotos:
 Casa do ex Prefeito (prefeito na epoca) Daniel
 Partes da Igreja
 Estrada queligava a cidade de Assu
 Cruzes e o muro do antigo cemitério

Vejam agora o mesmo lugar o quanto mudou em aproximadamente 40 dias

Foto dia 10/11/13
 Foto 29/12/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário