terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Shaolin, exemplo de força e alegria

//EXCLUSIVA
JORNAL EXPRESSO -
O humorista Shaolin sofreu um acidente automobilístico no dia 18 de janeiro de 2011, na BR 230, em Campina Grande/PB, a 125 quilômetros de João Pessoa. Ele passou cinco meses internado em um hospital de São Paulo, e após receber alta, foi transferido para casa, em Campina Grande, com todo o aparato hospitalar necessário para o seu bem estar. Após três anos de tratamento contínuo, Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, permanece lutando e tem mostrado melhora gradativa em seu estado de saúde, visto, pois que cada progresso é capaz de renovar a esperança de uma recuperação.

Para quem não pode ainda conferir a entrevista por meio do Jornal Expresso, na sua edição 47ª, confira aqui a conversa exclusiva e completa com Laudiceia, esposa do humorista:

Jornal Expresso: Após três anos do acidente, como se encontra o quadro atual de saúde do grande humorista Shaolin?
Laudiceia Veloso: O Shaolin está bem, graças a Deus! Ele é muito esforçado e paciente, isso ajuda muito na sua recuperação. Ao contrário do que muitos pensam, Shaolin não está em estado mínimo de consciência e também não está em coma. Ele encontra-se completamente consciente, e sabemos disso pela interação diária dele conosco através de expressões faciais, bem como emocionais. O fato de não usar a própria voz, ainda, não o impede de se comunicar com a gente.

Jornal Expresso: Quais os profissionais que acompanham o tratamento de Shaolin?
Laudiceia Veloso: O Shaolin tem o acompanhamento diário de profissionais da Fisioterapia e Fonoaudiologia.  A evolução está dentro do esperado.

Jornal Expresso: Como se dá a sua comunicação com Shaolin? Você consegue sentir a força de vontade dele em se recuperar?
Laudiceia Veloso: Como é sabido de todos, o Shaolin ainda não consegue falar com a sua própria voz, mas se esforça muito para se comunicar conosco por meio do movimento dos seus olhos. Ele é um guerreiro e nos mostra todos os dias a força interior que possui.

Jornal Expresso: É de ciência nacional que você, como esposa, amiga e confidente de Shaolin, tem se dedicado dias e noites para ver cada passo de melhora dele, buscando uma força inexplicável, que vem de dentro e que não é visível, pois foge aos olhos do homem - uma força verdadeiramente do coração e da alma. Como você descreveria os sentimentos que passam no seu coração nesse instante, comparando com aqueles sentidos lá no recebimento da notícia do acidente?
Laudiceia Veloso: É muito difícil comparar sentimentos. No momento em que recebi a notícia, é claro que foi um choque. Muitas pessoas estranharam a minha calma, mas eu não poderia permitir que o meu temor e tristeza me impedissem de ajudá-lo, bem como de tomar as providências necessárias para transferi-lo de Campina Grande para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde recebeu o tratamento adequado. Estávamos lutando contra o tempo para salvá-lo. O que sinto hoje é a alegria de comemorar cada pequeno avanço conquistado por Shaolin, através de muito esforço. É a esperança de que, no tempo determinado por Deus, compartilharemos a felicidade de ouvir novamente a sua voz e, consequentemente, o veremos mais uma vez levando muita alegria a esse Brasil tão sofrido.

Jornal Expresso: Shaolin tem uma legião de fãs, pelo excelente humorista que é, pela pessoa incrível e pela simpatia que carregava a cada lugar do país que conhecia, e se apresentava, isso é fato. Como tem sido mantido esse contato? De que forma os fãs tem demostrado tal carinho?
Laudiceia Veloso: Recebo manifestações de apoio, orações, mensagens de carinho e até depoimentos de pessoas de todo o Brasil. Não consigo responder a todas, porque meu tempo é dedicado à Shaolin, mas sempre que posso respondo algumas e as leio para ele também, porque sei a alegria e o benefício que tal ato gera para a sua saúde, para o seu bem estar. 

Jornal Expresso: Há algum tempo se espalhou na imprensa e redes sociais boatos de uma suposta morte de Shaolin. Esses comentários “maldosos” acabam ganhando vazão, e sabemos que é complicado lidar, ainda, com esse tipo de coisa, mesmo porque já é bem difícil o dia a dia de tratamento, intensa vigilância, e todos os cuidados que a luta pela saúde do humorista exige. Como você e a família lidaram com isso?
Laudiceia Veloso: Esta atitude não pode partir de um ser humano normal. Há algum tipo de distúrbio mental nestas pessoas para sentir prazer em criar notícias falsas e desrespeitosas, estas que ferem a nossa família; e como se não bastasse, atribuir o boato à imprensa. Até hoje, a imprensa tem nos respeitado muito, e sempre procura checar as informações comigo antes de publicar qualquer notícia.

Jornal Expresso: Como você descreveria o Shaolin cidadão e o Shaolin humorista?
Laudiceia Veloso: Descrever o Shaolin... Como cidadão ele é generosamente maravilhoso e como profissional é absolutamente genial. Ele nasceu para levar alegria às pessoas, e faz isso muitíssimo bem.

Jornal Expresso: Lucas Veloso, seu filho mais novo, herdou o talento do pai, inclusive já fez participações em alguns shows de humor. O que a família pensa sobre ele seguir a mesma carreira? 
Laudiceia Veloso: Era inevitável a escolha de Lucas pelo teatro, pois ele sempre foi apaixonado pela arte. Lucas é um talento ímpar! Estamos muito orgulhosos do belo trabalho que ele vem desenvolvendo.

Jornal Expresso: Laudiceia, gostaríamos de agradecer a sua disponibilidade para conosco desde já e aproveitamos para expressar toda a nossa torcida pela recuperação plena de Shaolin, que é tão amado e admirado pela população currais-novense e de todo o Brasil. Por último, você poderia deixar uma breve mensagem para todos os amigos e fãs de Shaolin?
Laudiceia Veloso: Agradeço a oportunidade de falar a todos os fãs e amigos de Currais Novos. A vocês o meu respeito e o meu carinhoso obrigada! Que Deus os abençoe ricamente!
Geyse Bárbara/ Jornal Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário