Para
o grupo do candidato a governador Henrique Alves (PMDB), os números não
foram divulgados porque foram favoráveis ao peemedebista, e não ao
candidato Robinson Faria (PSD), contratante da mesma.
Para o grupo de Robinson, a pesquisa, mesmo favorável ao candidato do
PSD, poderia ter sido melhor, já que as entrevistas foram feitas antes
da divulgação dos números do Ibope, que colocaram Robinson na dianteira,
com vantagem de 8 pontos, somados apenas os votos válidos.
Para se alinhar ao tempo, a campanha de Robinson mandou fazer novas
entrevistas para divulgar quarta-feira, e nos bastidores, a informação é
que a campanha quer aproveitar mais o resultado do Ibope.
Efeitos de marketing. Na real, a estratégia é tentar crescer a vantagem
de Robinson depois do efeito Ibope, quando se registrou o famoso
‘pula-pula’ de reta final, onde as lideranças “mudam de ideia” para não
se descolarem do poder.
A pesquisa Certus apontou uma maioria de Robinson sobre Henrique de
quase 6 pontos, e divulgar, seria dar subsídio para o marketing de
Henrique registrar uma “queda” do adversário, alertando as lideranças em
relação ao “pula”. É isso o que tem de real na não divulgação da
pesquisa.
Estratégia que pode ser boa para o candidato, mas ruim para o instituto
de pesquisa, em tempos onde eles andam bem desacreditados.
Fonte: Thaisa Galvão
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