Por Allan Darlyson:A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (17),
audiência pública realizada pela Comissão Externa para debater o
financiamento das obras da Ferrovia Transnordestina, pelo Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste do
Brasil (BNB). Apesar de só atender aos estados do Ceará, Piauí e
Pernambuco, existe um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional
para incluir o Rio Grande do Norte no trecho dos trilhos que passarão
pelo Nordeste.
De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), coordenador da
bancada potiguar em Brasília, o projeto de 2005 é de autoria do
ex-deputado federal Betinho Rosado (PP). Ele informou que a matéria foi
aprovada pelas respectivas comissões de Constituição e Justiça da Câmara
dos Deputados e do Senado Federal. “Hoje, a matéria está na Comissão de
Infraestrutura do Senado, sob a relatoria do senador Walter Pinheiro,
que já sinalizou ser favorável”, frisou o democrata.
A inclusão do estado no percurso da Ferrovia é uma das bandeiras
defendidas pelo programa Mais RN, desenvolvido pela Federação das
Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), que considera a estrutura
ferroviária uma chave na estratégia de desenvolvimento do estado,
necessitando de investimentos, conforme aponta a forte demanda da
sociedade e do empresariado, em uma tendência que é nacional.
Dificuldades
Apesar do projeto estar tramitando, Felipe Maia disse que acha
improvável a realização do objetivo. “A ferrovia deveria estar pronta
desde 2013. Não há mobilização da bancada, porque a capacidade de
realização do governo está em descrédito. Não tira nenhuma obra do
papel. A obra tinha previsão de R$ 5,5 bilhões. Já está em R$ 7,5
bilhões. Isso ainda faltando 35% da obra”, relatou o democrata.
Segundo Felipe, com a crise financeira, dificilmente haverá recursos
para a conclusão do projeto. “O governo do PT quebrou o Brasil. Com o
momento crítico na economia, o governo já fez a opção por transferir
renda e endividar a população mais pobre, em vez de investir em
infraestrutura, como seria o caso da ferrovia, para escoar a produção
nos estados”, finalizou o parlamentar.
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