quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Tocha olímpica chega ao RN no dia 4 de junho e passará por sete cidades

Angicos, Assu, Lajes, Mossoró, Natal, Parnamirim e São José de Mipibu recebem símbolo dos jogos


Por Redação
No Rio Grande do Norte, o símbolo percorrerá sete municípios (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo)
No Rio Grande do Norte, símbolo percorrerá sete municípios (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Sete cidades do Rio Grande do Norte receberão a Tocha Olímpica a partir do dia 4 de junho. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (24) durante evento organizado pelo Comitê Rio 2016 durante a divulgação do roteiro oficial do revezamento da tocha olímpica no Brasil.
Com a cerimônia de acendimento na cidade grega de Olímpia em 21 de abril, a pira começa seu percurso no país em 3 de maio, partindo de Brasília (DF). No dia 4 de junho, as cidades de São José de Mipibu, Parnamirim e também a capital, Natal, receberão o principal símbolo dos jogos olímpicos.
Depois de passar pelo arquipélago de Fernando de Noronha (PE), a tocha retorna ao Rio Grande do Norte no dia 6 completando seu trajeto em terras potiguares em Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.
Em julho do ano passado, as cidades de Nova Cruz e Monte Alegre apareceram como paradas do roteiro da tocha no estado durante a cerimônia de lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, em Brasília. No entanto, já em setembro, as duas cidades foram substituídas por Lajes, Parnamirim e São José de Mipibu. Angicos, Assu, Natal e Mossoró já estavam na lista desde o começo.
Dentre os critérios de escolha das cidades para o traçado do percurso estão a logística e também pontos turísticos de cada município escolhido.
Além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem entre 5 e 21 de agosto.
Em 95 dias serão percorridas 329 cidades de todo o Brasil, incluindo todas as capitais estaduais, em caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores.
História da tocha
O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas Cidades-Estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até as competições Olímpicas. Daí o simbolismo de paz e integração dos povos levado pela tocha.
Roteiro da Tocha no RN
04/06/2016 – RN – São José de Mipibu, Parnamirim, Natal
06/06/2016 – RN – Lajes, Angicos, Assu, Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário