sábado, 18 de agosto de 2018

Zenaide Maia defende ação do governo federal para reduzir violência

Deputada federal Zenaide Maia (PHS), candidata ao Senado
A deputada federal Zenaide Maia, candidata ao Senado pelo PHS, defende que a União auxilie os governos estaduais no enfrentamento da violência. Ela criticou o fato de, em 2017, menos de 0,5% do orçamento federal ter sido empregado no setor, enquanto o País vive uma crise na segurança pública.
“É preciso federalizar o enfrentamento ao crime, pois o crime é nacional. Eles [criminosos] fazem o comando de São Paulo ou de qualquer lugar que for. Sem investimento do governo federal, só os estados e municípios não dão conta”, disse a parlamentar, em entrevista à 96 FM nesta sexta-feira, 17.
Na opinião de Zenaide, a área de segurança pública deve ser priorizada pelo próximo presidente e também pelo Congresso Nacional. “Tem que melhorar as leis, investir em tecnologia e prestigiar os nossos policiais. Não pode haver atraso de salário”, complementou.
A candidata a senadora argumentou que é preciso investir em repressão contra os bandidos – sinalizando, inclusive, com propostas de mudança na questão da maioridade penal –, mas também em prevenção de violência. “Por exemplo: se cometeu um crime, independentemente da idade, tem de ser retirado do convívio social. Mas é preciso fazer a prevenção. Só a repressão não resolve”.
Zenaide exemplificou que nem mesmo o recrudescimento das leis contra a violência contra a mulher representaram redução de crimes, justamente porque – na opinião dela – não houve investimento adequado em prevenção. “Hoje, o feminicídio é um crime hediondo e temos a lei Maria da Penha, mas nunca se matou tanta mulher. Isso mostra que educação é a base de tudo”, justificou.
“Sem educação de qualidade, em tempo integral para todos, apesar da repressão, a própria sociedade vai jogar uma quantidade de pessoas [criminosos] que não tiveram oportunidade”, finalizou a candidata.

 Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário