terça-feira, 2 de julho de 2019

SANTANA DO MATOS/RN: As mulheres do futebol da bola pesada


Santana tem uma tradição em revelar ótimos valores para a prática do futsal, e engana-se quem acha que os destaques são apenas ao público masculino. Ao longo da história de Santana, diversas mulheres desfilaram suas habilidades nas quadras do município e, é tranquilamente possível afirmar que as mesmas tinham potencial para galgar vôos altos e alcançar "grandes centros" do futebol da bola pesada.

Porém, essas mulheres esbarraram na falta de incentivos, de investimentos; fatores essenciais para o desenvolvimento da modalidade, reconhecimento e valorização da prática. Entretanto, as meninas santanenses nunca baixaram a cabeça e sempre tiveram perseverança para lutar para contra tantos percalços postos no caminho. 

A modalidade feminina continua padecendo e sendo jogada para segundo plano ou às vezes nem isso. Atitudes de peitar o sistema excludente, geralmente vem de pequenos grupos femininos, que sonham com um dia em que haja de fato uma valorização para com o futsal feminino. Santana, nesse sentido, dorme e em sono profundo, porém, algumas atitudes nos fazem acreditar que haverá luta para que a prática tenha de fato seu reconhecimento e valor.

Hoje, outro grupo de mulheres se levanta na busca de valorização e espera que os gritos possam ser ouvidos e rompam com os silêncios propositais. Pois, já passou da hora de deixar o futsal feminino municipal excluído. É então que, capitaneado pela jovem Thaiz Cruz, a semente novamente é plantada e esperamos que dessa vez haja um cuidado em regar e cuidar desse projeto, pois somente com investimentos, apoio e empatia, é que vamos de fato romper com todos esses dissabores que orbitam entorno do futsal feminino santanense. E teremos de fato, frutos, que serão saboreados por toda a sociedade santanense.


Por: Romário Santos 
Graduando em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário