quinta-feira, 9 de julho de 2020

Merece aplausos: Alexandria fará teste em toda população, para aferir casos de coronavírus

 
Um feito que merece aplausos. O secretário de saúde de Alexandria, Jorge Eduardo Ananias, assegurou ao blog RN POLÍTICA EM DIA, que está em fase de licitação a compra de 12 mil testes para detectar possíveis casos de coronavírus no município de Alexandria. Ou seja, toda a população será testada, para saber se há casos de coronavírus ou se houve alguém que já foi infectado e não sentiu os sintomas. São os assintomáticos.
Sabendo-se que as licitações são por pregão eletrônico, a previsão é que até o final do mês ou no máximo começo de agosto, a secretaria haverá de disponibilizar do material para que equipes realizem as coletas em toda população.
É uma medida acertadíssima. Alexandria tem 13.577 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último boletim oficial da prefeitura informa a inexisténcia de casos suspeitos , estando um paciente se recuperando; 12 recuperados; 09 em monitoramento e 03 óbitos, além de 240 casos descartados. As medidas de controle determinadas estão fielmente sendo compridas pelas equipes que trabalham no enfrentamento do coronavírus, visitando todo e qualquer pessoa que chega ao município.
A limitação do número de pessoas nos estabelecimentos; filas em pontos de aglomeração com adesivos ao chão, respeitando o distanciamento. O uso de máscaras também é obrigatório em todo o município. As escolas permanecem com atividades suspensas.
O objetivo deste teste em massa, é ter a dimensão real do número de pessoas que posam ter sido infectadas e/ou estejam desenvolvendo a doença.
“Assim, será possível estimar o número total de casos e trabalharmos as medidas com mais precisão, além de identificar o tipo do vírus em circulação. É um estudo populacional de pessoas que estarão assintomáticas, porque o inquérito será feito nos domicílios”, disse Jorge Ananias.


"Parabéns mais que merecido para o governo municipal e para o Secretário de Saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário