A multinacional russa de segurança cibernética Kaspersky Lab. emitiu um comunicado nesta terça-feira (10) alertando o mundo a respeito de um novo vírus cibernético brasileiro chamado Ghimob, que afeta e ataca aplicativos para celular e já atingiu seis países. "O novo código malicioso Ghimob que hackers usam para espionar suas vítimas apareceu em Paraguai, Peru, Portugal, Alemanha, Angola e Moçambique", diz a nota da Kaspersky.
De acordo com os analistas da companhia, o potente vírus digital engana a vítima por meio de uma mensagem de e-mail quando aberta no celular, na qual é oferecida ajuda para pagamento de dívidas e exibido um link para ela saber os detalhes. O usuário ao clicar no link, o arquivo é baixado e consegue infectar todo o dispositivo móvel, o que permite aos cibercriminosos ter acesso aos dados e fazer de modo remoto diversas transações fraudulentas.
Também, segundo os analistas da Kaspersky, o Ghimob pode espionar 153 aplicativos para celular, geralmente de bancos, empresas financeiras e plataformas de criptomoeda. A empresa de segurança recomenda e previne que instituições financeiras rastreiam novos malwares, além de buscar aperfeiçoar o processo de autenticação, aplicar tecnologias antifraude e utilizar análises de ameaças para diminuir a possibilidade de ataques de cavalos de Tróia como este.
Nenhum comentário:
Postar um comentário