quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HOJE 27 DE OUTUBRO SANTANA DO MATOS COMPLETA 94 ANOS

Santana do Matos teve início na Fazenda Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos. Quando a fazenda começava a dar sinais de prosperidade, uma forte seca prejudicou seriamente a lavoura e dizimou o gado. Manoel José, homem religioso, prometeu erguer uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana se a seca terminasse. A seca passou, a Fazenda Bom Bocadinho voltou a crescer e a capela foi construída, recebendo o nome de Santana do Matos, numa referência à santa milagrosa e ao dono da fazenda. A exemplo de outras cidades sertanejas, cujos territórios − municipais foram delineados pelos limites da freguesia primeva, Santana do Matos tem seu mito de origem na intervenção da avó de Cristo, nos vexames sofridos pelos primeiros vaqueiros. Câmara Cascudo explica essa "história que se enovela em lenda": Manoel José de Matos – daí o sobrenome da cidade – desesperado pelas tribulações por que passava, prometeu cultuar Sant’Ana, com capela e imagem votivas; agraciado, cumpre a promessa, lançando em terra o que seria a semente urbana. Da − construção da capela à instituição da freguesia, foi um movimento natural; em 1821, a povoação santanense assim tinha sido reconhecida. (Cascudo, 1955-a: 15.)

O povoado foi iniciado nas proximidades da capela com o nome de Santana do Pé de Serra, passando posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem. A agricultura e a pecuária foram se desenvolvendo nas terras da localidade, fazendo com que o povoado crescesse rapidamente.

No dia 13 de outubro de 1836, de acordo com a lei n° 9, Santana do Matos desmembrou-se de Açu, tornando-se município. Mas no dia 6 de agosto de 1855, pela Resolução Provincial de nº 314, o município voltou à condição de povoado, sendo restabelecido definitivamente como município um mês depois, no dia 5 de setembro do mesmo ano.

UM POUCO MAIS DA HISTORIA

"Santana do Matos e Angicos pertenciam à Vila Nova da Princesa (Açu), até que aos 11 de Abril de 1833, foi criado o município de Angicos, desmembrado de Açu, e Santana do Matos passou a ser subordinada a Angicos".

O Padre João Teotônio, pároco de Santana e Deputado Estadual na época, inconformado, começou a fazer manobras políticas para que Santana voltasse a pertencer a Açu, e em 28 de Março de 1835, uma lei extinguia o município de Angicos, voltando Angicos e Santana a fazer parte de Açu.

Dessa vez, Angicos não se conformou e para agradar as duas comunidades, em 13 de Outubro de 1836, foi sancionada uma lei que restaurava o município de Angicos e criava o município de Santana do Matos.

Seria essa a data da emancipação de nosso município, mas essa emancipação não foi definitiva, pois outra lei, em 7 de Março de 1953, extinguiu o município de Santana e voltamos a pertencer a Açu, até que em 6 de Agosto de 1855, uma lei oriunda do Deputado santanense, Manoel de Melo Montenegro, restaurava definitivamente o município de Santana do Matos, sendo essa data o marco da emancipação política de nosso município.

A data 27 de Outubro, na qual comemoramos o aniversário de nossa cidade, não tem nenhuma relação com a nossa emancipação política. Em 27 de Outubro de 1927, foi sancionada uma lei que dava a Santana do Matos o título de cidade, mas isso nada interferiu na nossa emancipação, pois já éramos um município autônomo há 72 anos.

Ainda existe confusão na cabeça dos santanenses quanto a essas datas, mas como são duas datas distintas e importantes para a história do nosso município, nada mais justo do que comemorarmos hoje, o aniversário de 94 anos da nossa cidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário