quarta-feira, 23 de novembro de 2022

PF cumpre 26 mandados de prisão contra abuso infantil no RN

 Uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (22) cumpriu 26 mandados de prisão no Rio Grande do Norte num grande mutirão de combate ao abuso sexual infantil. A ação é nacional e foi denominada de “Guardiões da Infância”. Segundo a Polícia, a operação tem por objetivo impedir que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.

No RN, foram cumpridos 26 mandados de prisão, sendo 11 pela Superintendência da PF em Natal, três pela Delegacia em Mossoró e outros 12 contra acusados que já se encontravam encarcerados no Sistema Prisional do Estado. Ao todo, fram cumpridos, simultaneamente, 45 mandados de prisão, totalizando, assim, mais de 130 foragidos detidos nos 26 estados e no DF desde o início das ações. Os condenados são todos homens e possuem de 24 a 97 anos, segundo a PF. 

Os 26 mandados de prisão cumpridos pela Polícia Federal no decorrer da Operação no Rio Grande do Norte foram assim distribuídos: Natal 5; Ceará-Mirim 4; Parnamirim 4; Pau dos Ferros 2; Nova Cruz 2; Macaíba 2; São Gonçalo do Amarante 2; Mossoró 1; Apodi 1; Caicó 1; Caraúbas 1 e Serra do Mel 1.
“Essa operação de hoje premia e prioriza a importância de se dar atenção a esses alvos já condenados. 
 
Não é fácil iniciar uma investigação por esse crime, porque as crianças vítimas sequer conseguem falar, então são crimes que nem sempre deixam marcas, então como descobrir efetivamente esse crime? A investigação já é uma atividade complexa, passar para a fase do processo e chegar para uma sentença, é algo muito difícil. 
 
Essa operação de hoje premia todo o sistema de justiça criminal”, disse a chefe da divisão de repressão a crimes cibernéticos Cassiana Carvalho.

“O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos”, diz boletim da PF enviado à imprensa.

A PF disse ainda que o combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade na Polícia Federal, “com um trabalho amplo e complexo”, tendo uma Unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil. 
 
 
As ações da Operação tiveram início em agosto, com cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade. 
 
Nesta terça-feira foram cumpridos simultaneamente mais 14 mandados de prisão, totalizando, assim, 100 foragidos detidos nos 26 estados e no DF desde o início das ações. 

A Polícia Federal informou ainda que, além realizar de outras operações para combater esse crime, também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores. 

Em agosto, a Polícia Federal no RN já havia cumprido outro mandado contra um homem condenado por estupro de vulnerável.  O caso aconteceu em Extremoz, região metropolitana de Natal, e o mandado de prisão foi contra um vigilante de 46 anos, condenado a 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, por crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pela 15ª. Vara Criminal de Natal.
 
Segundo a sentença, à época dos fatos, no ano de 2011, o envolvido abusou sexualmente de uma menor de 14 anos, filha de um amigo, seu vizinho, de quem detinha confiança, cujo ato criminoso teria sido praticado em pelo menos três oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário