quarta-feira, 21 de junho de 2023

Submarino desaparecido: equipes de busca captam sinais de sonar, diz governo dos EUA

 Avião canadense localizou um objeto retangular branco na água, entretanto, um navio que investigava o caso foi desviado para ajudar com o retorno do sonar 

 Imagem: Reprodução / OceanGate

As equipes que procuram pelo submarino desaparecido no Canadá captaram sinais de sonar durante os trabalhos de busca, revela um memorando interno do governo dos Estados Unidos.

Quatro horas após os dispositivos de sonar adicionais serem implantados, retornos ainda eram captados. Não ficou claro o horário em que isso aconteceu ou por quanto tempo, com base no documento.

Uma atualização subsequente enviada na noite de ontem sugeriu que mais sons foram escutados.

“Retorno acústico adicional foi ouvido e ajudará na vetorização de ativos de superfície e também indicando esperança contínua de sobreviventes”, de acordo com o informe.

Uma aeronave canadense P3 também localizou um objeto retangular branco na água, conforme o documento. Entretanto, um navio que investigava o caso foi desviado para ajudar com o retorno do sonar.

O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente para ajudar na busca, de acordo com o memorando.

A CNN entrou em contato com a OceanGate, com a Guarda Costeira dos EUA em Boston e com as autoridades canadenses para comentar o caso.

O que sabemos sobre a embarcação

O submersível, chamado “Titan”, pesa cerca de 10 toneladas e é feito de fibra de carbono e titânio, de acordo com a operadora de turismo OceanGate Expeditions.

A embarcação de cerca de 6 metros tem suporte de vida por até 96 horas, de acordo com o site OceanGate.

Esforços de busca

O esforço está incorporando aeronaves, boias de sonar e “sonar no navio que está lá fora para ouvir qualquer som que possamos detectar na coluna d’água”, disse Mauger.

O Polar Prince também está ajudando na busca, disse um co-proprietário. As Forças Armadas do Canadá e a Guarda Costeira dos EUA enviaram aeronaves para a área remota do Atlântico Norte.

O que vem a seguir

A Guarda Costeira disse que sua prioridade é localizar a embarcação. Se as tripulações encontrarem a embarcação na água, planos de resgate serão formados, disse Mauger.

Nesse ponto, a Guarda Costeira entrará em contato com a Marinha dos EUA, as Forças Armadas do Canadá e parceiros da indústria privada para avaliar qual “capacidade de resgate subaquático pode estar disponível”, disse Mauger.

 

CNN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário