Titina Medeiros interpretou Alzira Soriano, a primeira mulher a ser eleita para um cargo eletivo no Brasil e América Latina, no capítulo da novela “Amor Perfeito”, da Rede Globo, exibido nesta terça-feira (12). A artista compartilhou imagens nas redes sociais, destacando a honra de representar a conterrânea, que se elegeu prefeita da cidade de Lajes no ano de 1928.
Nas redes sociais, Titina Medeiros falou sobre a alegria de interpretar Alzira Soriano: “Hoje foi ao ar na novela Amor Perfeito um momento muito especial na minha vida, me senti orgulhosa em representar a conterrânea Alzira Soriano, primeira mulher eleita prefeita do Brasil e da América Latina. Feliz de ver nossa história sendo contada de forma tão carinhosa”, escreveu a atriz.
Alzira Soriano fez história em 1928, quando disputou e venceu as eleições municipais de Lajes. A história chamou atenção até mesmo do jornal The New York Times, que destacou sua eleição em um país que ainda não havia permitido o voto feminino — o que só viria a acontecer em 1932.
Candidata escolhida pelo Partido Republicano, Alzira Soriano venceu a dipsuta com 60% dos votos válidos sobre o oponente, Sérvulo Pires Neto Galvão. Ele tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929.
Alzira Soriano se elegeu prefeita de Lajes em 1982
Contudo, o mandato dela à frente do cargo durou apenas sete meses. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas. A responsável pela indicação de Alzira como candidata à Prefeitura de Lajes foi a advogada feminista Bertha Lutz, uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil.
Posse de Alzira Soriano na prefeitura de Lajes, junto com seu secretariado
Somente com a redemocratização, em 1945, Alzira Soriano voltou à vida pública, como vereadora do município de Jardim de Angicos, onde nasceu. Foi eleita por mais duas vezes consecutivas, liderando a União Democrática Nacional (UDN). Chegou à Presidência da Câmara de Vereadores mais de uma vez. Aos 67 anos, Alzira morre em 28 de maio de 1963 por complicações de um câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário