Entre as atividades, trilhas ‘trekking’, rapel, escalada, passeio a cavalo e quadriciclo – Foto: Rafael Araújo
O estado conhecido mundialmente pelas belas praias, dunas e gastronomia é também o Rio Grande do Norte das serras, baixas temperaturas e turismo de aventura. Concentrados na região Agreste Potiguar, os municípios de Serra de São Bento, Passa e Fica, Monte das Gameleiras e São José de Campestre têm ganhado mais espaço entre potiguares e turistas de vários estados brasileiros que procuram destinos voltados para a natureza e práticas esportivas.
Roteiros turísticos voltados à aventura, fé e cultura são algumas das opções para quem quer conhecer a região serrana potiguar. Nos meses mais frios do inverno, os municípios de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras se destacam pelo clima ameno e festivais gastronômicos. Mas quem também está ganhando destaque é a possibilidade de se aventurar através de trilhas “trekking”, onde as belezas exuberantes são um espetáculo à parte.
Atividades como rapel, escalada, passeio a cavalo e em quadriciclo, reforçam o turismo local que serve como fonte de renda importante para quem vive nessas cidades, como a guia Mara Marques, que já atua realizando passeios pelo Agreste potiguar há sete anos. Formada em turismo, ela saiu de Natal e viu nas serras potiguares a possibilidade de recomeçar e crescer profissionalmente. “Cheguei aqui como forasteira, mas hoje eu trabalho com a minha marca, realizando passeios, conhecendo pessoas do país inteiro, contando a história sobre a região e me aventurando também. Consegui unir o meu conhecimento e abri minha empresa. Os meus filhos trabalham comigo, cada um responsável em uma área específica, e assim a gente vai caminhando”, afirmou Mara.
As Serras do Agreste potiguar ficam localizadas a duas horas de Natal. Os locais se tornaram rotas conhecidas nacionalmente. Por mês, milhares de pessoas passam pela região, seja para aproveitar a calmaria do local, ou para enfrentar os desafios proporcionados pelas trilhas.
“Eu sempre tive receio de fazer passeios de aventura, porém, via as outras pessoas fazendo e achava o máximo. Esse ano, consegui organizar junto com meu esposo e viemos para Monte das Gameleiras. Além de toda a estrutura da hospedagem, os encantos locais, nós nos surpreendemos com o destino. É realmente um local que todo mundo precisa conhecer e se aventurar”, declarou a pedagoga Kethlyn Alves.
A região é também o destino escolhido por muitos casais que querem comemorar datas especiais. Para celebrar os dez anos de união matrimonial, o gerente bancário Whanderson Matheus escolheu a região das serras para aproveitar com a esposa, Karoline Reinaldo, gerente de Recursos Humanos.
De acordo com o Whanderson e Karoline, eles queriam sair dos destinos tradicionais ligados ao litoral, por isso, optaram pelo Agreste. “A gente sempre faz esse tipo de turismo de aventura, porém, no litoral. Desta vez, escolhemos Serra de São Bento por ser perto de Natal, e também, por nos possibilitar conhecer outras cidades da região. Pesquisamos um pouco e vimos que era ideal para o que procuravámos, tanto no quesito aventura, como também, em tranquilidade”, afirmou Karoline.
A gerente de RH ressaltou que a localidade precisa ser mais conhecida tanto pelos potiguares, como também, por outras pessoas.
“Acho que é uma região ainda pouco explorada turisticamente falando, mas que percebemos um investimento tanto do governo, como da população, para fazer com que a localidade fique ainda mais conhecida”, encerrou Karoline Reinaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário