O Potiguar 02 voltou a voar no domingo (14) após passar por reparo. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN), mecânicos do Centro Integrado de Operações Aéreas e da empresa Aeromot concluíram com êxito todos os procedimentos necessários para o helicóptero retomar a operação.
A informação de que a aeronave estava fora de ação foi confirmada pela pasta no dia 31 de março, após as fortes chuvas que provocaram estragos no estado. Na ocasião, crianças e adolescentes ficaram ilhados em uma pedra em Lajes, depois que o nível de um rio subiu rapidamente.
O resgate poderia ter sido feito com as duas aeronaves. No entanto, a Sesed informou que ambas estavam inoperáveis. No Potiguar 02, modelo Koala/Leonardo, foi identificada uma pane elétrica no start-gerador. A insistência em sua utilização poderia causar a queima da turbina.
"Neste caso, a fábrica Leonardo enviou ao Rio Grande do Norte engenheiros e mecânicos, que fizeram os consertos necessários", informou a Sesed.
No Potiguar 01, modelo Esquilo/Helibras, ficou constatada uma anormalidade em uma das pás. A hélice foi enviada para a fábrica da Helibras, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. A aeronave permanece fora de atividade.
Portal da Tropical
Nenhum comentário:
Postar um comentário