segunda-feira, 13 de maio de 2024

Paulo de Tarso no Lançamento de livro sobre o Legislartivo no RN

Todos os municípios do Rio Grande do Norte têm, a partir de agora, “uma certidão de nascimento”. Esse é foi o objetivo dos idealizadores do livro “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte”, que teve o lançamento oficial na tarde da quinta-feira (9), durante a segunda edição do “RN Cidades – a Feira dos Municípios Potiguares”.

Em uma solenidade que contou com a participação do Coral da Assembleia, que completou 20 anos e realizou a abertura do evento, o livro foi lançado no Centro de Convenções, reunindo autoridades de todo o Rio Grande do Norte, como a governadora Fátima Bezerra, e representantes dos municípios, incluindo o presidente da Femurn, Luciano Santos.

Para a viabilização da obra, o corpo técnico da Assembleia Legislativa teve que trabalhar em pesquisas que se estenderam por oito anos.

O livro trata do nascimento das cidades potiguares, trazendo informações sobre como elas foram criadas, qual a lei de criação, de onde se desmembraram, a origem do nome e outros detalhes da origem de cada um dos 167 municípios potiguares.

A coordenação editorial ficou a cargo do advogado e ex-deputado estadual Paulo de Tarso Fernandes.

Segundo ele, a viabilização da obra foi uma ideia coletiva para prestigiar os municípios do estado, relembrando suas vidas administrativas através de seu “berço”, que é a Assembleia Legislativa.

Para o advogado, que disse que sua colaboração principal foi repassar o entusiasmo à equipe, o livro é um presente da Casa ao Rio Grande do Norte.

QUEM É

O advogado Paulo de Tarso Pereira Fernandes é filho da currais-novense Maria do Céu Pereira Ela, filha de Vivaldo Pereira de Araújo (primeira deputada do RN), e do ex-deputado Aristófanes Fernandes.

QUEM FOI ARISTÓFANES.

Nasceu em 1911 na cidade de Santana do Matos (RN), filho de José Fernandes e Silva e Genuína Fernandes e Silva

Foi eleito prefeito de sua cidade natal duas vezes. Foi eleito deputado estadual em 1947 pela União Democrática Nacional (UDN), na ocasião sendo um dos signatários da Constituição do Estado de São Paulo de 1947.

Em 1954 elegeu-se novamente deputado estadual. Foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte entre 1963 e 1965 pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Faleceu em dezembro de 1965, durante seu mandato de deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário