O número de crianças menores de cinco anos de idade vacinadas contra a poliomielite, neste ano, chegou aos 31 mil no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (10). Com isso, a cobertura vacinal contra a doença está em 18,5% no estado potiguar, conforme atualização às 16h na plataforma RN Mais Vacina. Apesar do percentual distante da meta (95% ou 159.367 crianças), o RN detém atualmente a maior cobertura do País, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A campanha, iniciada pelo ministério no dia 27 de maio, segue até a próxima sexta-feira (14). A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que eventual prorrogação do prazo fica a cargo da pasta federal, que é o coordenador da política.
O Dia D de vacinação contra a poliomielite aconteceu no último sábado (8) em todo o Brasil. Em Natal, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalhou com o tema “dedique uma manhã ao seu filho” objetivando intensificar a campanha de vacinação contra a doença.
A poliomielite (pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução da doença no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário