quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Caruaru registra dois tremores de terra em menos de um mês; entenda o fenômeno

Magnitude preliminar indicada pela bola vermelha no mapa.
Magnitude preliminar indicada pela bola vermelha no mapa.

Nesta terça-feira, 17 de setembro, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou um tremor de terra na região do município de Caruaru, em Pernambuco. A atividade sísmica ocorreu às 00h44 UTC (21h44, do dia anterior pelo horário de Brasília), e teve magnitude preliminar calculada de 1.6 mR. 

O tremor pôde ser sentido pelos moradores por volta das 21h44, segundo o laboratório. Outros eventos deste tipo também foram sentidos nos dias 1º e 28 de agosto deste ano. 

A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado de Pernambuco foi em Caruaru, no dia 28 de agosto. O tremor ocorreu às 03h27 UTC, com magnitude calculada em 1.6 mR.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade que ocorra no estado de Pernambuco e em toda região Nordeste do país.


Os abalos sísmicos ocorrem com frequência em Caruaru pois a cidade está localizada em cima da zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, uma falha geológica que atravessa o estado e é responsável por frequentes movimentações na crosta terrestre.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas.

No entanto, o Brasil não registra terremotos de grande magnitude em razão da sua localização geográfica, em uma zona intraplaca do planeta. Mesmo assim, o país registrou aumento de terremotos em 2024, com 108 tremores até julho, mas a maioria foi imperceptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário