segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Currais Novos: Prefeito faz balanço e aponta avanços

Odon Júnior afirma que a cidade avançou em áreas estratégicas. Foto: Adriano Abreu


Prestes a entregar a cadeira de prefeito no próximo dia 31 de dezembro, Odon Júnior (PT) ficou oito anos no cargo em Currais Novos e avalia a gestão como “positiva”. Ele cita que a cidade avançou em questões importantes de infraestrutura, como saúde e educação pública, e aponta os desafios para a nova gestão. O próximo prefeito será Lucas Galvão (PT), secretário de Obras durante a gestão passada. A vice é a advogada Milena Galvão (PSDB).

“A avaliação é positiva. Quando assumi a primeira vez a cidade vinha de uma crise fiscal e me posicionei que diante de todas as dificuldades de que meu compromisso era tentar avançar e melhorar indicadores técnicos e sociais de todas as áreas, sem fazer promessas. Conseguimos e estamos concluindo evoluindo em todos os indicadores do município atestado por todos os órgãos que fizeram pesquisas”, cita Odon Júnior.

Entre os exemplos, o prefeito cita que a cidade foi premiada por quatro anos consecutivos no Prêmio Band Cidades Excelentes entre cidades de 30 a 100 mil habitantes; reconhecimento do Sebrae “Prefeito Empreendedor”, sendo finalistas nacionais.

“Recebemos ainda um prêmio nacional “Prefeito Amigo da Criança” que pega dados de assistência social, saúde e educação voltado para crianças e adolescentes. De 5 mil municípios no Brasil, ficamos entre os 100 reconhecidos com melhores dados e indicadores”, aponta, citando ainda outros reconhecimentos e dados. “O programa Cidades Sustentáveis, que pega as 17 ODS da ONU, e avaliaram de 2018 a 2024 e Currais Novos teve a melhor evolução entre todas as cidades do RN. Ficamos em 700 no Brasil”.

Ainda segundo Odon, a próxima gestão terá uma série de objetivos, mas o principal deles será a saúde. “Tivemos uma evolução significativa, mas quem administra sabe que os recursos da saúde são subfinanciados e não são suficientes para o tamanho da demanda que a população exige, em termos de um SUS mais igualitário e acessível a todos. Considero o SUS um grande é um grande setor do nosso país, não podemos abrir mão dele, mas temos que lutar pela ampliação desse financiamento para termos atendimento mais amplos”, cita.
Para o fim do ano, a cidade está promovendo mais uma edição do “Natal Luzes do Sertão”, com apresentações culturais e cortejos natalinos para o fim do ano. A programação contará com shows de artistas locais e também do sambista do Rio de Janeiro, Diogo Nogueira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário