quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Periquito-cara-suja retorna à Caatinga nordestina após 114 anos

cats

A soltura de pássaros marcou a conservação ambiental no Brasil: o retorno do periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) à Caatinga após 114 anos de desaparecimento na região do Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Dezoito exemplares da espécie ameaçada foram reintroduzidos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), no Ceará, em uma iniciativa repleta de esperança e dedicação.

A reintrodução é parte do projeto Refaunar Arvorar, conduzido pelo Parque Arvorar, do Beach Park, em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Aquasis. A ação também contou com a participação de órgãos ambientais, como a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Entre os presentes estavam o fiscal ambiental Roberto Cavalcante e a gestora ambiental Marina Lopes.

Essa iniciativa está alinhada ao Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é proteger espécies nativas ameaçadas por meio de esforços colaborativos entre organizações e especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário