quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Vereadora reeleita Brisa Bracchi (PT) critica falta de transparência na obra da engorda de Ponta Negra em Natal.


Agora RN – A vereadora Brisa Bracchi (PT) criticou duramente a condução da obra da engorda da Praia de Ponta Negra, destacando a falta de licenciamento, ausência de estudos sobre os impactos ambientais e a falta de transparência por parte da Prefeitura de Natal. Segundo ela, o processo, embora importante, ocorre sem os devidos esclarecimentos técnicos e com impacto direto em trabalhadores e no turismo durante a alta estação.

Brisa iniciou suas críticas alertando sobre a origem dos sedimentos usados para alargar a faixa de areia da praia. “Principalmente que a jazida que a Prefeitura tem tirado os sedimentos e trazido para cá, até hoje, não foi licenciada. Não tem os estudos, não tem transparência, nem dá as respostas,” afirmou.

De acordo com a vereadora, a ausência de estudos e a falta de comunicação com a população comprometem a responsabilidade ambiental da obra. “Além da Prefeitura não ter licenciado essa nova jazida, então não fez todos os estudos que eram necessários sobre ela, até agora não se pronunciou sobre essa situação, nem tem dado nenhum tipo de transparência para o que dizem os relatórios acerca dos impactos ambientais da obra,” reforçou.

Para enfrentar o problema, Brisa defendeu a participação popular no acompanhamento da obra. “É por isso que a gente protocolou na Câmara para que exista um conselho gestor com a participação da população, das pessoas que estão sendo afetadas, para monitorar e acompanhar os impactos ambientais e sociais dessa obra aqui.”

A vereadora também chamou atenção para os atrasos no cronograma, que, segundo ela, já impactam os trabalhadores da praia em pleno período de alta estação. “Essa obra que inicialmente ia acabar no início de janeiro, já teve o calendário prorrogado e deve ir até fevereiro,” lamentou. Para Brisa, a situação prejudica tanto os trabalhadores quanto o turismo em Natal. “Toda temporada de alta estação, momento que Natal mais recebe os turistas e também o momento que os trabalhadores e trabalhadoras da praia mais precisam trabalhar.”

A parlamentar destacou que a ciência e os estudos ambientais deveriam ser priorizados para mitigar os impactos. “A ciência, os estudos, servem justamente para ajudar a mitigar os impactos ambientais. Por isso, nunca foi implicância política, sempre foi por amor, preocupação e responsabilidade ambiental,” concluiu.

Brisa reforçou a necessidade de mais responsabilidade e comprometimento da Prefeitura com a transparência, especialmente em um projeto de grande impacto ambiental e social como a engorda de Ponta Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário