quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Águas da transposição do Rio São Francisco estão a 40 quilômetros do RN

 

Foto: Divulgação/Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Faltam apenas 40 quilômetros para que as águas da transposição do Rio São Francisco cheguem ao Rio Grande do Norte, garantindo mais segurança hídrica ao Seridó — uma das regiões mais castigadas pela seca, mesmo com a presença de grandes reservatórios. 
 
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na tarde desta terça-feira (12) a água já estava no Lajão do Sítio Queimado, em Paulista (PB), a poucos quilômetros da divisa com o estado potiguar. 
 
A expectativa é reforçar o abastecimento das barragens Armando Ribeiro e Oiticica, que alimentarão adutoras previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.
 
Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Lopes Varella, a chegada das águas representa a transição de ações emergenciais para uma gestão preventiva e planejada. 
 
Ele lembra que a aquisição dessa água foi definida ainda no ano passado, com um plano que considerou a melhor estratégia para o transporte pelos canais da transposição. Nesta etapa, serão 47 milhões de metros cúbicos — volume equivalente ao do Açude Gargalheiras, em Acari.
 
O diretor-geral do Igarn, Procópio Lucena, destaca que o fluxo permanente das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco no RN contribuirá para reduzir os impactos das mudanças climáticas no semiárido. Segundo ele, o reforço no abastecimento significa mais segurança hídrica, integração de políticas públicas, inclusão social e produtiva, geração de emprego e renda, além de garantir dignidade e soberania alimentar às comunidades mais vulneráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário