quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Procons orientam sobre riscos da falsificação de medicamentos

Brasília (DF), 31/03/2025 - Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União, estabelece o novo teto para reajuste de preços de remédios vendidos em farmácias e drogarias de todo o país.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

© Joédson Alves/Agência Brasil

Já estão disponíveis para a população na internet cartilhas com orientações sobre os perigos do consumo de medicamentos falsificados. Os Procons da Bahia, da Paraíba, do Piauí e do Rio de Janeiro já liberaram esse material de forma gratuita.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante o Congresso da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, realizado em São Paulo.

Como se prevenir

A publicação tem caráter educativo e reúne informações essenciais sobre os riscos, os impactos e as formas de prevenção relacionados à falsificação desses produtos.

Entre os sinais de alerta estão erros em rótulos e preços muito abaixo da média. Nesses casos, o primeiro passo é verificar informações junto à Anvisa,  Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Mercado ilegal

A publicação ainda alerta sobre os riscos dos medicamentos legítimos que são desviados para o mercado ilegal. Mesmo sendo autênticos, esses produtos podem perder sua eficácia e segurança quando armazenados de forma incorreta ou vendidos fora dos canais autorizados.

Além dos dos Procons, a cartilha “Falsificação de Medicamentos –  Conscientização aos Consumidores”  também está disponível para download no site: www.interfarma.org.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário