quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Trapiá Semente: Grupo Teatral Mandacaru, de Lagoa Nova, se prepara para estreia

 Foto reprodução

Os municípios participantes da edição 2025 do Projeto Trapiá Semente vivem a reta final da fase Regar, última etapa antes dos ensaios gerais e estreias dos coletivos de teatro.

Em Lagoa Nova, o destaque vai para o Grupo Teatral Mandacaru, formado por adolescentes da cidade. O grupo escolheu como roteiro a história de fundação do município, um mergulho na memória e nas raízes culturais da Serra de Santana, transformando fatos históricos em arte cênica. Com figurinos, cenários e sonoplastia criados pelos próprios jovens, o espetáculo promete emocionar o público e valorizar a identidade lagoanovense.

Além de Lagoa Nova, também participam desta 4ª edição do projeto os municípios de São Vicente, Jucurutu, Cerro Corá e Jardim de Piranhas. O Grupo Teatral Quixabeira, de São Vicente, e a Cia Teatral Beija-Flor, de Jardim de Piranhas, também vão encenar a fundação de suas cidades. Já em Cerro Corá, o Grupo Raízes do Horizonte trabalha o mito da jibóia do açude Eloi de Souza, enquanto em Jucurutu a peça aborda o tema do bullying.

Durante o mês de agosto, os coletivos participaram de encontros com diretores, ensaiadores e o dramaturgo Lourival Andrade, experimentando técnicas de interpretação, expressão corporal, figurino, cenário, roteiro e sonoplastia. A proposta é que os adolescentes não apenas atuem, mas também sejam criadores ativos de todo o processo artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário