segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Vaqueiro morre ao cair e bater cabeça em muro durante vaquejada de Surubim

O vaqueiro Xavier Mãozinha, 60, natural do município de Bom Jardim (PE), morreu na sexta-feira (19) após sofrer um acidente durante uma disputa de Vaquejada no Parque J. Galdino, em Surubim, no Agreste de Pernambuco.
 
De acordo com relatos e registros feitos por frequentadores da vaquejada, o competidor caiu do cavalo e bateu a cabeça contra o muro de proteção da pista de vaquejada. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Um vídeo do momento da queda foi registrado e divulgado em diferentes redes sociais.

Talita Xavier, sobrinha do vaqueiro, falou sobre como se deu o atendimento médico ao tio. "Foi muito bem assistido em Surubim. De lá, ele foi encaminhado para o Hospital da Restauração, em Recife, mas não resistiu".

Ela chegou a publicar ainda um texto em memória do tio em post no Instagram: "Um grande homem, um grande vaqueiro. Quem teve o privilégio de conhecer sabe da pessoa incrível e verdadeira (até demais) que ele era. Generoso, me liberava os cavalos e falava que todos eram meus, e com certeza deixou um legado imenso na vaquejada e na vida de todos que cruzara seu caminho".

O velório do vaqueiro foi na quadra da encruzilhada da cidade de Bom Jardim. O enterro ocorreu neste domingo (21) no cemitério da cidade natal de Mãozinha.

O que diz a organização da Vaquejada de Surubim?

Em nota divulgada nas redes sociais, a direção do Parque J. Galdino lamentou a morte de Mãozinha Xavier.

"Com profundo pesar, lamentamos a partida de Mãozinha, que nos deixou enquanto fazia o que mais amava: correr vaquejada. Sua coragem e alegria permanecerão vivas na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que Deus conforte os corações enlutados e que seu legado no esporte jamais seja esquecido."
 
Nas redes sociais, a morte de Xavier Mãozinha gerou comoção entre vaqueiros e admiradores da vaquejada. A causa oficial da morte não foi divulgada. A organização da Vaquejada de Surubim chegou a fazer um momento em homenagem ao vaqueiro Mãozinha. Enfileirados nos dois lados da pista, os demais participantes do evento assistiram à passagem do boi que o pernambucano derrubou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário