A Secretaria Municipal de Saúde de Parelhas/RN informou que está acompanhando a investigação de um caso suspeito da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) em um paciente residente no município, internado recentemente em hospital da rede privada em Natal.
A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma doença priônica humana rara, neurodegenerativa, progressiva e fatal, caracterizada por provocar um quadro clínico inicial de demência, desordem cerebral com perda de memória e tremores, associados a outros sinais e sintomas neurológicos e multifocais. É um tipo de Encefalopatia Espongiforme Transmissível (EET) que acomete os humanos. As EET são chamadas assim por causa do seu poder de transmissibilidade e suas características neuropatológicas que causam alterações espongiformes no cérebro das pessoas (aspectos esponjosos).
Formas clínicas da doença
A DCJ apresenta três formas principais:
Esporádica: ocorre sem causa aparente e representa a maioria dos casos;
Hereditária: associada a mutações genéticas transmitidas entre familiares;
Iatrogênica: relacionada a procedimentos médicos específicos.
No caso em investigação, os achados clínicos e laboratoriais sugerem a forma esporádica, cuja transmissão exata é desconhecida.
Como não se transmite
Segundo a secretaria, a doença não é transmitida pelo ar, contato social casual, abraços, beijos, relações sexuais, uso de utensílios de cozinha, roupas, copos ou superfícies como pisos e paredes. Também não há relação com o consumo de carne bovina ou derivados.
Medidas de prevenção
As medidas de prevenção conhecidas estão relacionadas à biossegurança hospitalar, incluindo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e protocolos de limpeza, desinfecção e esterilização de instrumentos cirúrgicos, prevenindo formas raras de transmissão iatrogênica.
Investigação em andamento
O caso segue em investigação pelas autoridades de saúde competentes, em articulação com a SESAP/RN e o Ministério da Saúde, para confirmação ou descarte do diagnóstico. Novas informações serão divulgadas conforme evolução das análises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário