sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Novo empreendimento em Assú deve levar gás natural a toda a região Nordeste

 

 Imagens cedidas.

Na manhã da quarta-feira (26), ocorreu um passo importante para a interiorização do fornecimento de gás natural no Rio Grande do Norte, com a apresentação do projeto para implantação de uma unidade de acondicionamento de Gás Natural em Assú, no Oeste potiguar. O projeto, apresentado pela empresa GNLink Distribuidora, será o primeiro do tipo no estado e o segundo no Nordeste.

A unidade de processamento terá caráter regional, com objetivo de atender não apenas o Rio Grande do Norte, mas toda a região Nordeste, promovendo desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, além de contribuir para a agenda de descarbonização. A primeira unidade de Liquefação e Compressão de Gás Natural da GNLink já está construída e deve iniciar operação em breve.

O empreendimento permitirá a purificação e conversão do gás na forma líquida, garantindo sua distribuição para municípios não atendidos por gasodutos e fortalecendo a competitividade industrial e a matriz energética estadual. A unidade já possui licenças ambientais do IDEMA e da ANP para a fase de comissionamento e aguarda a liberação final para operação. 

A instalação será feita nas proximidades da Estação Coletora de Carnaúba, da PetroReconcavo, com capacidade total de 100 mil Nm³/dia, contemplando acondicionamento do Gás Natural Liquefeito (GNL) e do Gás Natural Comprimido (GNC).

O projeto também reforça a estratégia do estado de fortalecer a transição energética, modernizar a gestão do consumo de energia e expandir a utilização do gás natural em todo o território potiguar, em alinhamento com a Potigás e com a promoção de desenvolvimento sustentável e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário