terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Professora é morta por engano após execução no Paraná

Em um trágico acidente ocorrido no último sábado (6), no norte do Paraná, uma professora foi morta por engano em meio à execução de um homem em um bar. Lucinéia Aparecida Ferreira, de 44 anos, foi atingida por um disparo que era direcionado a um homem próximo a ela, informou a Polícia Civil.

Segundo o delegado Rafael Pereira, houve depoimentos de testemunhas que afirmaram que um homem se aproximou do bar em um veículo prata, por volta das 21h. Cobrindo o rosto com uma balaclava e usando um colete balístico, desceu do carro e começou a fazer vários disparos dentro do estabelecimento.

As vítimas dessa ação foram um homem não identificado, de 32 anos, e a professora Lucinéia. Ambos morreram no local. De acordo com o delegado Pereira, o homem executado era conhecido no meio policial, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo e homicídio. Já Lucinéia não possuía nenhum registro policial.

Na manhã do domingo (7), a polícia localizou um carro queimado nas proximidades da cidade. Investiga-se a possibilidade de que esse veículo esteja relacionado à execução do crime. A investigação está sendo realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar, sendo registrado como um caso de homicídio qualificado com duas vítimas.

Muitas homenagens foram prestadas a Lucinéia nas redes sociais por amigos, familiares e ex-alunos. “Nunca vou me esquecer de todas suas lutas para estudar, um pouco depois para trabalhar e fazer faculdade, quantas lutas“, escreveu uma amiga. “Que Deus te receba, minha amiga, e que você tenha o descanso merecido. Sempre te admirei muito.”

Por O Antagonista

Ladrões roubaram cabos da estação de bombeamento da adutora Manoel Torres; Abastecimento das cidades está parado

A estação de bombeamento da adutora Manoel Torres, da Caern, localizada na margem da RN-288, entre Caicó e a cidade de Jardim de Piranhas (RN), foi alvo de criminosos na madrugada desta terça-feira (09).

O diretor regional do órgão, Adelson Santos, disse ao Blog Sidney Silva, que os ladrões amarraram um funcionário que estava no local e roubaram a fiação dos equipamentos que são responsáveis por captar água no Rio Piranhas para abastecer Caicó e São Fernando.

Os danos causados pelos ladrões ainda serão contabilizados hoje pela manhã. A Polícia Militar foi acionada e ainda fez diligências, mas ninguém foi preso. Uma queixa na Delegacia de Polícia Civil, também foi feita.

“O abastecimento de águas das cidades fica prejudicado. Agora pela manhã, nós vamos avaliar o tamanho do prejuízo e ver em quanto tempo vamos botar pra funcionar, mas, vai ser o mais rápido possível”, disse Adelson Santos.

 

 

Famosos eram usados por bando para promover falsos sorteios de carros

Para transparecer credibilidade e supostamente garantir a honestidade de sorteios, a organização criminosa que operava o esquema de estelionato e lavagem de capitais, por meio de empresas do ramo de capitalização, usava a imagem de grandes astros da televisão, da música e até do jornalismo.

Ícones da música romântica como Amado Batista, além de atores como Maurício Mattar e até jornalistas e apresentadores famosos, como Geraldo Luís e Fabíola Gadelha, conhecida como “Fabíola rabo de arraia”, foram contratados para emprestarem a imagem aos sorteios de carros de luxo e, assim, passar credibilidade ao esquema criminoso.

Não existe, pelo menos até o momento, indícios de envolvimento das celebridades com os crimes praticados pela organização criminosa. De acordo com as investigações, os artistas e apresentadores, apesar de autorizarem o uso de suas imagens nas propagandas, não sabiam que os sorteios de carros eram falsos.

O Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de Anápolis (GO) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8/1), a Operação Las Vegas contra uma organização criminosa que opera esquema de estelionato e lavagem de capitais por meio de empresas do ramo de capitalização.

A operação

Os policiais de Goiás cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão em Goiás e no Mato Grosso. A operação mobilizou mais de 70 agentes.

A PCGO também cumpriu o sequestro de valores de mais de R$ 27 milhões, inclusive de criptoativos, confisco de bens e bloqueio de nove imóveis avaliados em R$ 6 milhões.

De acordo com as investigações, o grupo é composto por empresas especializadas na venda de títulos de capitalização premiável. No esquema, os criminosos fraudavam os sorteios e contrataram ganhadores de fachada. Assim, não pagavam os prêmios de alto valor.

Metrópoles

 

Turnê Isso é Calypso: Joelma canta dia 13 no Verão Partage, em Natal

A cantora Joelma volta ao Rio Grande do Norte neste sábado (13). A turnê Isso é Calypso desembarca no Verão Partage Norte Shopping, em Natal. Além dos grandes sucessos da época da Banda Calypso, Joelma traz o hit “Tacacá” que vem dominando as mídias sociais.

A programação de shows ainda tem Calcinha Preta, JM Puxado, Amanda e Ruama.

Maior traficante de armas da América monitorava polícia brasileira

Apontado como o maior traficante de armas da América do Sul, o argentino Diego Hernan Dirisio, de 49 anos, controlava um sofisticado esquema criminoso, que incluía o monitoramento das ações da polícia no Brasil.

Dirisio é suspeito de ter vendido milhares de armas para as duas principais facções criminosas brasileiras, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), a partir de sua importadora de armamentos no Paraguai.

Ele e a esposa, Julieta Vanessa Nardi Aranda, de 41 anos, foram alvos de mandados de prisão e busca, no contexto da Operação Dakovo, da Polícia Federal (PF), em 5 de dezembro do ano passado. Ambos seguem foragidos há mais de um mês.

Acontece que Dirisio sabia que estava sendo investigado e até incumbia uma funcionária de monitorar o trabalho da polícia brasileira, responsável por identificar as armas contrabandeadas pelo grupo que eram apreendidas em ocorrências policiais no Brasil.
“Detetive” da organização criminosa

Segundo investigação da PF, a jovem Eliane Marengo, de 36 anos, se passava por apenas uma vendedora da Internacional Auto Supply S.A (IAS), importadora de armas de fogo do leste europeu e da Turquia, sediada em Assunção, capital do Paraguai.

Mas, na prática, ela participava do esquema criminoso de desvio de armamentos e tinha um papel especial, de “investigadora” a pedido da organização criminosa. Ela monitorava as ações da Polícia Federal, repassando as informações diretamente para Dirisio.

Em uma conversa por aplicativo de mensagens com Dirisio, em 24 de novembro de 2020, Eliane Marengo envia fotos de uma divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia sobre a apreensão de fuzis, pistolas, munições e carregadores. São armas traficadas pela IAS, segundo investigação da PF.

As fotos das armas apreendidas são acompanhadas por três emojis de espanto. Dirisio responde com outro emoji, representado por uma pessoa cobrindo o rosto com a mão, em sinal de frustração.

Tragédia na RN-120: acidente entre carro e moto deixa duas vítimas fatais

Duas mulheres que estavam em uma moto morreram após uma colisão com uma caminhonete na RN-120 no trajeto entre as cidades de Santo Antônio e Nova Cruz, na Região Agreste do Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu por volta das 7h desta segunda-feira (8).

A caminhonete era dirigida pela secretária de Saúde da cidade de Nova Cruz, Emanuela Cyntia Alves da Silva. De acordo com o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), ela teria perdido o controle do veículo e entrado na contramão.

Em nota, a advogada da secretária disse que Emanuela teve um mal súbito no momento da colisão e que, por isso, "não lembra de detalhes do acidente". A secretária, segundo o CPRE, passou pelo exame de etilômetro, que apontou que ela não ingeriu bebidas alcóolicas.

A advogada da secretária informou ainda, na nota, que ela prestou socorro às vítimas e que permaneceu no local até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Civil. "Infelizmente trata-se de uma fatalidade. A secretária está em estado de choque sob cuidados médicos", concluiu.

De acordo com o CPRE, as vítimas do acidente não usavam capacete, equipamento obrigatório para motociclistas e passageiros de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

As duas vítimas não tiveram os nomes confirmados pela Polícia Militar. Elas chegaram a ser levadas pelo Samu ao Hospital de Nova Cruz, mas não resistiram aos ferimentos.

Por ter ocorrido morte no acidente, o caso será investigado pela Polícia Civil.

 

G1/RN

Bandidos invadem banco, arrombam cofre e fogem com dinheiro e armas no interior do RN

Criminosos arrombaram uma agência do Banco do Brasil em Martins, no Alto Oeste potiguar, e fugiram do local levando armas e dinheiro. O caso foi descoberto na manhã desta segunda-feira (8), segundo a Polícia Civil.

Segundo o delegado Murilo Baessa, da Delegacia de Alexandria, os bandidos tiveram acesso ao banco após arrombar um mercado que fica localizado ao lado da agência.

Os bandidos arrombaram o frigorífico do estabelecimento, escalaram a parede e acessaram a agência bancária pelo teto. Dentro do banco, os criminosos conseguiram arrombar um dos cofres usando um maçarico.

“Roubaram três revólveres e dinheiro, que a gente não conseguiu quantificar, mas é certo que eles conseguiram abrir o cofre com um maçarico”, afirmou o delegado.

Na fuga, os criminosos ainda roubaram uma caminhonete do mercado. O veículo foi encontrado abandonado na manhã desta segunda-feira (8) em Umarizal, também no Oeste potiguar.

Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta matéria.

Segundo o delegado, embora ainda não seja possível confirmar, a suspeita inicial é de que pelo menos duas pessoas tenham participado do crime.

Homem tenta matar ex-esposa atropelada e com golpes de chave de roda no interior do RN

Um homem de 70 anos tentou matar a ex-esposa, de 39 anos, na cidade de Encanto, município do Alto Oeste potiguar. Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito, identificado como Francisco Augusto de Lima, golpeou a vítima na cabeça com uma chave de roda e, em seguida, a atropelou no mínimo três vezes utilizando um veículo do tipo Hilux.

O agressor, também conhecido como "Maninho", fugiu logo após cometer o crime e ainda encontra-se foragido. Um mandado de prisão preventiva foi expedido pelo crime de tentativa de feminicídio. Já a vítima foi levada para o Hospital Regional de Pau dos Ferros onde encontra-se internada na Unidade de Tratamento Intensiva em estado grave.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Cloroquina causou quase 17 mil mortes em seis países, diz estudo

Um estudo publicado no periódico Biomedicine & Pharmacotherapy nesta semana, mostrou que o uso de hidroxicloroquina (HCQ) em pacientes hospitalizados durante a primeira onda da pandemia de covid-19, em 2020, levou à morte cerca de 17 mil pessoas em seis países que tiveram seus dados analisados. O Brasil não está entre as nações estudadas.

O remédio foi usado de forma indiscriminada por vários países no início da pandemia por uma suposta eficácia no combate ao coronavírus.

A pesquisa que buscou estimar o número de mortes associadas ao uso dessa medicação foi realizada por cientistas franceses e fez projeções com base em 44 estudos internacionais com dados da França, Bélgica, Espanha, Turquia, Itália e Estados Unidos. Foram considerados no cálculo indicadores como a taxa de mortalidade hospitalar por covid, a exposição à hidroxicloroquina, o número de pacientes hospitalizados e o aumento do risco relativo de morte com o uso da medicação.

No caso desta última variável, foi considerado um dado já publicado em estudo de 2021 na revista científica Nature Communications que mostrou que a utilização do remédio em pacientes com covid aumentaria em 11% esse risco.

Considerando o número mediano das projeções feitas pelos cientistas para o excesso de mortes atribuíveis às medicações, eles chegaram à estimativa de 16.990 óbitos somente durante a primeira onda de covid-19, que estariam distribuídos da seguinte forma entre os países analisados: 12.739 nos EUA, 1.895 na Espanha, 1.822 na Itália, 240 na Bélgica, 199 na França e 95 na Turquia.

No artigo científico, os pesquisadores ressaltam que o número estimado de quase 17 mil mortes pode ser apenas “a ponta do iceberg” devido à limitação dos dados e de eles serem de apenas seis países.

“Considerando que os dados confiáveis sobre hospitalizações, uso de HCQ e mortalidade hospitalar são limitados na maioria dos países, esses números provavelmente representam apenas a ponta do iceberg, subestimando em grande medida o número de mortes relacionadas ao HCQ no mundo. A prescrição off label (indicação fora da indicada na bula, como foi o caso da hidroxicloroquina para covid) pode ser apropriada quando os médicos julgam ter evidências suficientes para sugerir benefícios do medicamento. No entanto, as primeiras pesquisas relatando o efeito do HCQ mostravam eficácia limitada ou nenhuma na redução da mortalidade”, destacaram os pesquisadores.

De acordo com revisão feita pelos pesquisadores na literatura científica, o principal dano do medicamento em pacientes com covid está relacionado com efeitos colaterais cardíacos, mas alguns doentes também podem ter problemas no fígado e nos rins com o uso do remédio.

Os cientistas defendem, diante dos resultados, “uma regulamentação rigorosa do acesso a prescrições off-label durante futuras pandemias” e dizem ainda que é fundamental que “representantes das autoridades públicas não promovam, com base nas suas convicções pessoais, a prescrição de medicamentos que não tenham sido formalmente avaliados, criando assim falsas esperanças quanto à existência de uma solução para uma crise sanitária complexa”.

Com informações do Estadão

Mulher é esfaqueada em posto de combustíveis no interior do RN; ex-namorado é principal suspeito

Uma mulher foi esfaqueada na tarde de sábado (6) em um posto de combustíveis localizado no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Militar, populares informaram que o ex-namorado dela é o principal suspeito.

Uma viatura do 7º Batalhão da PM esteve no local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez o socorro da vítima.

Os agentes fizeram buscas pelo suspeito, mas ele não foi localizado.

Seria padre Welson, o candidato de Luciano em Lagoa Nova?

A demora do prefeito Luciano Santos, já no ano eleitoral, em anunciar uma definição sobre o seu pré-candidato em Lagoa Nova, tem gerado algumas especulações, sendo algumas delas pertinentes.

Nas últimas horas, tem se colocado o nome do pároco de São Francisco, padre Welson, como uma opção para 2024 na capital da Serra de Santana.

Pelo longo tempo que trabalhou em Currais Novos, padre Welson sempre pareceu averso à política, mas o clima da serra pode ter influenciado em algma mudança.

É muito bom o relacionamento entre o padre e o prefeito Luciano Santos, e uma candidatura de Welson, poderia “cair como uma luva”, se não houvesse alguma norma registriva, por parte da Diocese, da qual o sacerdote é vigário geral.

Um vereador ouvido pelo Blog, correligionário de Luciano, parece ter gostado muito da ideia do padre ser candidato, e até arriscou um comentário: “Se o bispo autorizasse seria um bom nome”.

 

Do Blog Vlaudey Liberato

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir desta quinta-feira (11)

 

O prazo para que todos os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) termina na próxima quinta-feira (11). O novo documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), apenas o do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

Até agora, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, 18 estados já estão emitindo o documento. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Goiás, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Maranhão, Sergipe e São Paulo.

A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul. Já foram emitidas mais de 2,8 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado. A renovação não é obrigatória. A substituição poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032.

O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda. Além das marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República, foram mantidos detalhes de segurança em sigilo.

Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.]

Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos, e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.

Para ter acesso ao novo documento é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. Segundo o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

ABr

Criminosos matam três pessoas em supermercado em Ielmo Marinho

 

Foto: reprodução

Três pessoas morreram após serem atingidas por tiros disparados por criminosos em um supermercado no distrito de Umari, na cidade de Ielmo Marinho, no fim da manhã deste domingo (7).

Uma das vítimas foi um homem conhecido como Sérgio Redondo. Ele foi vítima de disparos de armas de diversos calibres. Ele costumava fazer a segurança de diversos comércios na região.

De acordo com a Polícia Militar, cinco homens chegaram ao estabelecimento em um carro preto. Um deles disparou contra Sérgio, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Outras duas vítimas foram atingidas por tiros. Uma delas morreu ainda a caminho de unidade hospitalar para a qual estava sendo socorrida.

A terceira vítima, foi Sebastião Lima, cabo da Polícia Militar. Ele também foi atingido durante a ação criminosa, foi socorrido, chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos.

A PM isolou o local do crime e acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realização dos procedimentos cabíveis. A Polícia Civil também esteve no local e vai investigar o caso.

Cabo da PM está entre as vítimas que foram executadas durante ação criminosa em supermercado na cidade de Ielmo Marinho 

Entre as três vítimas fatais da ação de criminosos na manhã deste domingo (7), em um supermercado na cidade de Ielmo Marinho, está o Cabo da reserva da Polícia Militar, Sebastião Lima.

Ele foi alvejado e em seguida socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba, onde passou por cuidados médicos, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

 

Com informações de Via Certa Natal e g1-RN

Uso de modelo da Boeing que perdeu janela em pleno voo é suspenso no Brasil


Foto: Reprodução

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou neste domingo (7) que o uso da aeronave Boeing 737 Max 9 está suspenso no país. O veto imediato ao modelo foi decretado por autoridades dos Estados Unidos e também se aplica ao Brasil, disse o órgão do governo federal.

Inicialmente, a agência afirmou que o avião em questão não era usado no país, mas depois disse ter identificado que ele era sim utilizado em em voos internacionais no aeroporto de Guarulhos (SP) pela Copa Airlines.

Ainda segundo a Anac, a empresa é a única companhia aérea que utiliza no Brasil o modelo.

O uso da aeronave foi suspenso após um incidente em voo da Alaska Airlines nos EUA. Um painel do avião se abriu em pleno ar na sexta-feira (5), obrigando o piloto a fazer um pouso de emergência. Ninguém dos 171 passageiros e 6 tripulantes a bordo se feriu.

Segundo a decisão das autoridades americanas, as aeronaves devem passar uma uma inspeção antes de voltarem a voar.

O Otimista

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

PRF prende homem e recupera veículo em Angicos/RN

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na quarta-feira (03), em Angicos/RN, um homem de 33 anos e recuperou um veículo. A prisão foi pelo crime de adulteração veicular.

Na manhã da quarta-feira (03), no km 185 da BR 304, em Angicos/RN, foi preso um homem de 33 anos, condutor de um Montana de cor branca, com registro de roubo no mês de julho de 2009 na cidade de Natal/RN. O automóvel estava com os sinais identificadores adulterados e circulava com placas de outro veículo de iguais características. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Angicos/RN. 

MOTO TOMADA DE ASSALTO EM AFONSO BEZERRA E RECUPERADA EM SÃO RAFAEL

Uma motocicleta, que havia sido tomada de assalto em dezembro de 2023, na cidade de Afonso Bezerra, na Região central do Rio Grande do Norte, foi encontrada na zona rural de São Rafael, na última quarta-feira (03/01). 

O veículo de duas rodas, que pertence a pessoa, conhecida como Francisco das Chagas, foi conduzido para a delegacia de Macau, onde após os procedimentos, foi entregue ao seu dono. 

A polícia disse que a motocicleta estava escondida em meio a vegetação, e foi encontrada por uma pessoa que campeava gado, porém, não deu mais detalhes.

Polícia Militar desarticula esquema de receptação e desmanche de veículos roubados em Jandaíra/RN

Na noite da quarta-feira (03), uma ação conjunta entre a equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) e a Rádio Patrulha da cidade de Jandaíra, vinculados ao 14º Batalhão de Polícia Militar, resultou na desarticulação de um esquema de receptação e desmanche de veículos, centrado em uma motocicleta que havia sido roubada.

Quatro indivíduos envolvidos e os veículos em questão foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais necessários.

A operação teve como foco combater atividades criminosas relacionadas a veículos roubados, reforçando o compromisso das forças policiais com a segurança da comunidade.

Motociclista morre após colidir com outra moto na avenida Senador Salgado Filho

Uma motociclista perdeu a vida após colidir a moto em que ela vinha em outra moto e bater a cabeça em um poste. O acidente aconteceu na noite da quarta-feira (3), no semáforo do cruzamento da avenida Salgado Filho com a Avenida Nascimento de Castro, no sentido Candelária/Tirol, na Zona Sul de Natal.

As outras pessoas envolvidas no acidente  eram um motociclista por aplicativo e a passageira. Segundo relatos preliminares, o veículo ocupado pela dupla aguardava o sinal verde no semáforo quando foi atingido pela motocicleta da vítima fatal. A suspeita inicial é de que a motociclista tenha sofrido um mal súbito, resultando na perda de controle da moto e, consequentemente, na colisão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, e equipes de resgate prestaram os primeiros socorros no local, mas apesar dos esforços, a motociclista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente.

A identidade da vítima não foi divulgada até o momento. Já o condutor da outra moto e a passageira foram encaminhados a uma unidade hospitalar para avaliação médica. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as causas do acidente e determinar eventuais responsabilidades.

João Câmara: Acidente na BR 406 envolvendo uma moto e uma Kombi

 

Um acidente tipo colisão envolvendo uma moto com duas pessoas e uma kombi, registrado no início da noite na BR 406, próximo a antiga ACDB, perímetro urbano de João Câmara.

A equipe do do SAMU foi acionada juntamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

Sem informações sobre o estado de saúde dos envolvidos no acidente que aparentemente não houve feridos com gravidade. Informações atualizada a qualquer momento.

Cabeça humana é encontrada à margem da BR-406, em João Câmara

 

Na manhã desta quinta-feira (4), a cabeça de um homem foi encontrada na margem da BR-406, na altura da comunidade Morada Nova, em João Câmara, próximo ao trevo que liga à cidade de Parazinho.

De acordo com a Polícia Militar, apenas a cabeça foi encontrada e militares estão em busca do corpo. Apesar de ainda não ter a confirmação oficial sobre a identidade da vítima, há uma suspeita de que o crime teria sido motivado por uma briga entre facções, aparentemente parece ser a cabeça e de um jovem rapaz .

Ainda de acordo com o major Sidcley, comandante da PM em João Câmara, é possível que o homicídio tenha cometido em outro lugar e criminosos apenas carregaram a cabeça até a região onde foi deixada.

Apesar de todas as suspeitas, apenas a investigação conduzida pela Polícia Civil é que vai confirmar a real motivação do crime.

Novo Notícias

Caern alerta para site ‘clonado’ usado por golpistas para gerar 2ª via falsa da conta de água

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) emitiu nesta quinta-feira (4) um alerta sobre uma tentativa de golpe que tem envolvido o nome do órgão nos últimos dias no estado.

Segundo a companhia, golpistas têm usado um site com o mesmo formato do que pertence à Caern, numa espécie de clone da página, mas com um endereço diferente, que não é o oficial do órgão.

O objetivo dos golpistas é fazer com que os clientes busquem a segunda via de uma fatura e efetuem o pagamento, sendo que o dinheiro cairá em outra conta que não a da Caern.

Por isso, a Caern reforçou que a página oficial para emissão de segunda via do órgão é http://www.caern.com.br, que representa a Agência Virtual da companhia. Essa é a única página operada pelo órgão para esse serviço. A 2ª via da fatura pode ser gerada também pelo app Caern Mobile ou pelo Whatsapp.

A Companhia orientou aos clientes cautela ao acessar o site para gerar fatura online e que todos verifiquem cuidadosamente se o agente arrecadador listado é, de fato, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. A verificação do agente arrecadador é uma medida de segurança crucial para evitar possíveis fraudes.

A Caern informou ainda que trabalha em conjunto com autoridades competentes para investigar o caso e tomar as medidas necessárias para proteger seus clientes.

O órgão disse também que não solicita informações confidenciais, como senhas ou dados bancários, por e-mail ou através de ligações telefônicas.

Os clientes que encontrarem qualquer atividade suspeita ou tiverem dúvidas sobre a autenticidade do site devem entrar em contato imediatamente com a Caern através dos canais oficiais de atendimento ao cliente.

MISSA DE 30ºDIA

 

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Hélio Costa tem pré-candidatura lançada em Lagoa Nova

Ainda repercute na cidade de Lagoa Nova, o fato político do último final de semana, com o lançamento pela oposição, da pré-candidatura de Hélio Costa, ao pleito municipal de 2024 na capital da Serra de Santana.

Foi durante entrevista na Rádio Serrana, contando com as participações de vereadores. Presenças, lideranças políticas, com destaque para os vereadores Antônio de Mariquinha, Wallace Frade, Carlinho de Wilson e Neném de Manoel José.

 

*Com Informações de Vlaudey Liberato

Grávida de 9 meses, filha do empresário Júnior Recife é baleada na barriga em Boa Viagem; “Por milagre, o bebê não foi atingido”

A filha do empresário Júnior Recife, assasinado em Caicó no ano passado, foi baleada na barriga na Avenida Boa Viagem, zona sul do Recife, na segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2023. Ela estava grávida de 9 meses na hora do crime.

Até o momento, a polícia não informou quem efetuou o disparo nem a motivação para esse crime bárbaro, mas disse que investiga o caso como uma tentativa de homicídio.

O caso aconteceu por volta das 5h da manhã na área comum de um edifício. A avenida Boa Viagem é um dos endereços mais nobres da capital pernambucana e principal polo de festividades do Réveillon da cidade. Do dia 31 para o dia 1º, milhares de pessoas estiveram na região para comemorar o Ano Novo.

O que se sabe sobre o caso?

De acordo com a polícia, a vítima tem 23 anos de idade e não mora no prédio onde o crime aconteceu. Ainda segundo o registro policial, o esposo, um homem de 25 anos, e a mãe dela, uma senhora de 40, presenciaram a situação, a socorreram e levaram até um hospital particular.

Por um milagre, o bebê não foi atingido. Os médicos realizaram uma cesárea de emergência. Mãe e bebê passam bem. 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. 

JAIR SAMPAIO

Prorrogação: Corrida Rústica e Caminhada de Irmã Lindalva em Assú inscreve até sexta-feira

 Antes previstas para finalizar nesta quarta-feira (03), foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (05) as inscrições para a edição de 2024 da Corrida Rústica e Caminhada de Irmã Lindalva, evento socioesportivo encaixado à programação oficial da festa da Beata Lindalva, de 07 a 17 de janeiro em curso, no âmbito da paróquia da Beata Lindalva e São Cristóvão, sediada no bairro da Cohab, na cidade do Assú.
A inscrição é feita remotamente por intermédio do endereço eletrônico www.mccrono.com.br e a promoção é da própria paróquia em parceria com a Prefeitura do Assú, através Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.
A prova, nas categorias geral feminino e masculino e local feminino e masculino, com premiação financeira dos primeiro ao quinto lugares em ambas, acontecerá domingo (07), data dedicada à religiosa, com um percurso total de cinco quilômetros, com saída às 6h, no acesso vicinal à área rural onde será construído o futuro Santuário da Beata Lindalva.

10 de Janeiro Diplomação e Posse dos Novos Conselheiros Tutelares do Município de Santana do Matos

No dia 10 de janeiro acontecerá a solenidade de Diplomação e Posse dos novos Conselheiros Tutelares do município de Santana do Matos /RN, que se realizará na Câmara de Vereadores, às 19h.
Na ocasião, todos que participaram do processo eleitoral ocorrido em 1° de outubro de 2023 também serão diplomados para a gestão que irá de 2024 a 2028.

HOMEM QUE MATOU MULHER COM 12 FACADAS EM PARNAMIRIM É PRESO EM GOIÁS

 

Policiais prenderam na cidade Goiânia, capital do estado de Goiás, um homem de 29 anos, suspeito de homicídio no Rio Grande do Norte. 

O crime foi cometido no dia 7 de maio de 2017, em Parnamirim. A vítima foi Lilia Carla das Chagas Silva, de 25 anos. de acordo com a Polícia, o homem entrou na casa dela pelo telhado, e praticar violência sexual contra ela, a matou com doze facadas. 

Após o crime, o homem fugiu para o Estado de Goiás. Após ser preso, e ter confessado o crime o suspeito foi encaminhado para o sistema prisional de Goiás, de onde será trazido para o Rio Grande do Norte.

REINICIADO TAPA BURACOS NA RN 118 ENTRE A BR 304 E SÃO RAFAEL/RN

 O Governo do estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN), retomou os serviços de tapa buracos no trecho da RN 118, partindo da BR 304. 

Esse trecho corta as zonas urbana e rural de São Rafael. O serviço, que havia sido paralisado em outubro de 2023, foi retomado nesta quarta-feira (03/01), por uma empresa terceirizada. 

"A operação, embora de má qualidade, vai melhor o trânsito de veículos neste setor, que está praticamente intransitável". Postou o Radialista e Blogueiro Adailton Amorim

RN lidera ranking de novos projetos para energia eólica e solar

 A capacidade instalada para geração de energia no Brasil cresceu 8,4 gigawatts (GW) em 2023, puxada principalmente por novas usinas das fontes eólica e solar, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME). As duas fontes somaram juntas 7,6 GW de expansão, o que corresponde a 90,4% do crescimento.

Segundo a pasta, o Brasil atingiu a marca de 196,6 GW, com as fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas, fotovoltaicas e de biomassa, representando 83,6% desse montante. O Rio Grande do Norte, Minas Gerais e a Bahia foram os estados com maior participação na expansão. O Rio Grande do Norte liderou o ranking com 2,035 GW de novos projetos, seguido por Minas Gerais (2,025 GW) e Bahia (1,922 GW).

Outro setor que apresentou crescimento acelerado neste ano foi o da micro e minigeração distribuída, referindo-se a pequenas usinas solares com capacidade de até 5 MW instaladas em telhados, fachadas e pequenos terrenos para atender ao consumo local. A modalidade de geração própria de energia fotovoltaica alcançou uma capacidade instalada de 24,4 GW em 2023, correspondendo a aproximadamente 11% da geração total de energia elétrica no país.

Já no segmento de transmissão de energia, o Sistema Interligado Nacional (SIN) recebeu 5,3 mil quilômetros de linhas em 2023. O destaque ficou para o início das obras da linha que ligará Manaus a Boa Vista. Depois de mais de uma década de conflito com os indígenas, a primeira torre de transmissão foi instalada na terra Waimiri Atroari. O empreendimento visa interligar Roraima, o único estado com sistema isolado, ao SIN. A entrega está prevista para 2026.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoveu dois leilões de transmissão em que foram captados R$ 37,4 bilhões em investimentos, para a construção de mais de 10.500 quilômetros de linhas de transmissão.

Valor Econômico

Com lotação máxima em praça pública, Lagoa Nova completa 61 anos de emancipação política com grande festa

Capital da Serra de Santana, o município de Lagoa Nova começou o ano em grande estilo. Na noite da terça-feira, dia 2 de janeiro, milhares de pessoas foram até a Praça Geraldo Dantas para comemorar os 61 anos de emancipação política do município.

Foram quatro shows. Atrações como Raí Saia Rodada, Chame as Meninas, Denilson & Dryele e a cantora Walkyria Santos, levaram o público ao delírio. Antes dos shows, a data também foi comemorada em missa de ação de graças, seguida de um bolo para os presentes. A celebração que foi presidida pelo Padre Jaime e concelebrada pelo Padre Welson, contou com a presença do prefeito municipal Luciano Santos, presidente da Câmara Lourival Adão, vereadores, secretários e a comunidade.

O festejo está no calendário de eventos da região, sempre no segundo dia do ano, atraindo milhares de pessoas para a cidade.

 

*Com informações de Ismael Medeiros

Currais Novos: Capela de São José será inaugurada em março com missa e show religioso da cantora Celine David

Um sonho dos moradores, juntamente com o saudoso Padre Erivan Primo (in memorian), a construção da capela com dedicação a São José, com acessão do terreno pelo DNOCS, teve o início de sua construção em 12 de agosto de 2018, com doações de devotos e moradores do Bairro.

A capela ainda tem pequenos serviços a serem concluídos mas já tem seu presbitério, piso, forro e até o dia da inauguração terá todos os bancos instalados, (tudo fruto de doação e mobilização dos moradores do Bairro Manoel Salustino). O show da cantora Celione David com participação do Diácono Adaildo Santos. 

A cantora tem levado grandes multidões em seus louvores no estado da Paraíba e teve a graça de cantar algumas canções com o nosso amado Padre Zezinho, (o local do show religioso ainda será definido pela comissão).

A festa da CAPELA DE SÃO JOSÉ acontecerá do dia 15 á 19 março de 2024, adiantamos que teremos primeira Eucaristia, noite dos Operários e Operárias, o jantar, cavalgada, leilões e que as visitas aconteceram nas residências nas quintas e sextas a partir do dia 01 de fevereiro, aos sábados os noitários serão na capela e reunirão várias familias. 

Quem desejar fazer doações para nos ajudar pode entrar em contato com Dona Luzia pelo fone (84) 996584224.

Buscas ao helicóptero desaparecido no litoral de São Paulo continuam

As buscas ao helicóptero que desapareceu no litoral norte de São Paulo no último domingo (31) continuam e, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), desde terça-feira (2) contam com o apoio do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, atuando com uma aeronave SC-105 Amazonas, com 15 tripulantes especializados. Ao todo, a aeronave já cumpriu 20 horas de voo na missão. O esquadrão é responsável pela ação de busca e salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo o território nacional.

A área das buscas totaliza 5 mil metros quadrados, e nenhum vestígio do helicóptero foi avistado. A aeronave saiu do Campo de Marte, por volta de 13h15, com destino a Ilhabela, com um piloto e três passageiros. De acordo com as informações, além do piloto estavam a bordo Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que fez o convite para o passeio.  O último contato do helicóptero com a torre de controle foi às 15h10 de domingo, quando sobrevoava Caraguatatuba.

A Polícia Militar informou que retomou hoje, por volta das 7h30, o trabalho de apoio às buscas, por meio do Comando de Aviação da PM. O Águia 24 realizou voo em uma região de serra, na cidade de Redenção da Serra, no Vale do Paraíba. O sobrevoo durou cerca de três horas sem a localização do helicóptero.

Depois de informações publicadas na imprensa sobre o piloto do helicóptero, Cassiano Tete Teodoro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ainda não recebeu nenhuma informação do Comando da Aeronáutica, órgão responsável pela confirmação da eventual ocorrência envolvendo o helicóptero, que consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) com situação normal de aeronavegabilidade, sem permissão para realização de serviço de táxi-aéreo.

ABr

Prova de concurso da Petrobras será aplicada em Natal e mais 34 cidades.

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (3) a ampliação do número de locais onde as provas objetivas de seu concurso público serão aplicadas no dia 24 de março. O total de cidades subiu de 19 para 35, alta de 84%, incluindo as capitais de todas as 27 unidades federativas. O concurso prevê 916 vagas para nível técnico, sendo 20% para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para negros, além da formação de cadastro de reserva. A remuneração mínima alcança R$ 5.878,82.

Segundo a gerente executiva de Recursos Humanos da Petrobras, Lilian Maria Louzada Soncin, as cidades de realização de prova não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição, cujo prazo foi aberto no dia 28 de dezembro. Devido à alteração nos locais de prova, as inscrições foram suspensas para adequação do sistema e deverão ser reabertas na próxima segunda-feira (8), com data de encerramento mantida no dia 31 deste mês.

Cargos
As áreas com cargos a serem ocupados são as de Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes – Controle; Manutenção – Caldeiraria; Manutenção – Elétrica; Manutenção – Instrumentação; Manutenção – Mecânica; Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem – Edificações; Projetos, Construção e Montagem – Elétrica; Projetos, Construção e Montagem – Instrumentação; Projetos, Construção e Montagem – Mecânica; Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; e Suprimento de Bens e Serviços – Administração.

Democratização
A companhia esclareceu que os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever.

“Estamos atendendo a uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil; então, nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de Norte a Sul. Com isso, ampliamos as chances de os brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras”, disse Prates.

O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.

Este é o primeiro concurso da Petrobras com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Nos últimos concursos, a empresa já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para PCD acima do mínimo exigido pela legislação. Além dessas vagas, o processo seletivo reservará também 20% dos postos de trabalho para negros, conforme estabelece a lei.

A instituição organizadora do processo seletivo público é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras. As inscrições têm taxa de R$ 62,79.

Veja a lista de cidades onde as provas serão aplicadas:
Rio Branco
Maceió
Manaus
Salvador
Fortaleza
Brasília
Vitória
Goiânia
São Luís
Belo Horizonte
Betim (MG)
Campo Grande
Belém
João Pessoa
Ipojuca (PE)
RecifeCuritiba
Araucária (PR)
Duque de Caxias (RJ)
Itaboraí (RJ)
Macaé (RJ)
Rio de Janeiro
Natal
Porto Alegre
Canoas (RS)
Florianópolis
Aracaju
Campinas (SP)
Cubatão (SP)
Mauá (SP)
Paulínia (SP)
Santos (SP)
São José dos Campos (SP)
São Paulo
Palmas

Corpo com marcas de violência é encontrado em Parnamirim

Um homem foi encontrado morto em uma lagoa de captação em Parnamirim na manhã desta quarta-feira (3). No local, foi possível identificar possíveis marcas de violência no corpo da vítima. A ocorrência foi na rua Mar da Galileia, no bairro de Monte Castelo, em Parnamirim.

Segundo a apuração da TV Tropical, o corpo provavelmente teria sido retirado de dentro da lagoa por populares. Apenas exames de perícia vão poder determinar qual a causa da morte. Não havia marcas de tiro no corpo, mas manchas roxas que podem ser de espancamento. 

A área em que o corpo foi encontrado é conhecida pela grande atuação do crime organizado, sendo uma região faccionada.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

NOTA DE PESAR

 
É com profundo pesar que a Prefeitura de Santana do Matos,  
se solidariza com o falecimento do ex- Secretário Municipal de Saúde
João Manuel  Ferreira,
ocorrido nesta última, segunda-feira, 01 de janeiro, em Natal.

Neste momento de dor,
cumprimentamos a família e amigos
com o nosso profundo sentimento de pesar
e rogamos que o Senhor Deus,
em sua infinita misericórdia,
conforte os corações entristecidos pela partida de
João Manuel .

Trânsito gigante dos mossoroenses voltando de Tibau impressiona

 

Fotos: Reprodução

A volta dos mossoroenses de Tibau após o réveillon foi impressionante. Imagens feitas por drone mostram a fila quilométrica que se formou nesta segunda-feira (1º).

A viagem, que costuma durar em média 30 minutos, chega a duas horas de duração, por conta do congestionamento.

A cidade litorânea é um destino muito frequentado nesta época do ano pela população de Mossoró e seus arredores.

Primeiras chuvas do ano provocam sangria na barragem de Triunfo Potiguar

Foto: Reprodução

Logo no primeiro dia do ano a população de Triunfo Potiguar, no médio oeste do RN, comemora a sangria da barragem.

O momento foi registrado em vídeo nesta segunda-feira (1º) após as primeiras chuvas de 2024.

Âncora da TV Globo infarta após apresentar jornal e passa por cirurgia

 

A virada do ano foi de recuperação para José Roberto Burnier, de 63 anos. O âncora da TV Globo, que apresenta o SP 1 e SP 2, passou mal após trabalhar no plantão de Réveillon e foi levado às pressas para o hospital, na última sexta-feira (29/12).

Segundo o site Notícias da TV, o jornalista terminou de apresentar os dois telejornais e sentiu uma dor no peito. Socorrido para a emergência do Hospital Sírio-Libanês e, chegando lá, passou por exames e descobriu o bloqueio total da artéria principal do coração.

Ainda na madrugada, José Roberto Burnier passou por um procedimento para desobstrução da artéria e colocou um stent. Fontes do portal revelaram que, em conversa com amigos, o âncora da emissora dos Marinho disse estar aliviado e contou desconfiar que apresentou os dois programas enfartado, devido à gravidade do bloqueio.

O apresentador ficará afastado temporariamente dos trabalhos e fará acompanhamento com o médico Roberto Kalil Filho. Ele apresentou os dois jornais nos dias 27, 28 e 29 de dezembro. Após passar mal, o jornalista foi substituído por Ana Paula Campos no sábado (30/12), mas a TV Globo explicou o motivo aos telespectadores.

Ainda de acordo com a página, José Roberto Burnier assumiu a bancada do SP 2 em abril de 2022, quando o âncora anterior, Carlos Tramontina foi demitido. Antes, o jornalista apresentava o programa Conexão, na GloboNews.

Licença para tratar um câncer na boca
No início de 2020, após cerca de seis meses afastado para tratar um câncer, José Roberto Burnier retornou ao comando do programa Em Ponto, da GloboNews. A volta aconteceu com emoção: Burnier agradeceu aos fãs pelo carinho que recebeu durante o tempo longe das telinhas.

“Antes de ir para notícias do dia, queria agradecer do fundo do meu coração as mensagens que recebi de vários de vocês, mensagens de carinho, força e solidariedade. Estava afastado desde 17 de julho do ano passado para me tratar de um câncer. Agora felizmente está tudo bem, então com saúde vamos continuar levando adiante essa experiência fantástica que é a vida”, disse na abertura do telejornal à época.

O repórter recebeu o diagnóstico de câncer na língua em julho de 2019 e o tratamento envolveu 33 sessões de radioterapia e três de quimioterapia. Em dezembro daquele ano, Burnier falou com o G1 sobre o HPV, doença sexualmente transmissível que causou o problema.

“Nunca soube que eu tinha [antes do câncer]. O HPV a gente pega às vezes na adolescência, ele fica no nosso organismo anos, décadas, inerte, e de repente ele aparece e infecta uma célula. E pode provocar esse tumor”, explicou, antes de completar:

“Por incrível que pareça, é uma ótima notícia, porque quando é provocado por HPV tem a melhor resposta ao tratamento. Álcool e cigarro é mais difícil combater”, acrescentou. E completou: “Foi sem dúvida o maior desafio da minha vida suportar o tratamento. Uma das coisas mais importantes do tratamento de câncer é você ser abraçado. É perceber que você não está sozinho”.

Metrópoles

Raí Saia Rodada e Walkyria Santos se apresentam nesta terça-feira (2) nos 61 anos de Lagoa Nova

Nesta terça-feira (2) a cidade de Lagoa Nova celebra 61 anos em grande estilo. A festa de Emancipação Política tem início às 19 horas com missa solene na Matriz de São Francisco. Depois acontece a distribuição do bolo festivo.

A grande festa terá início às 22h e terá como atrações Raí Saia Rodada, Chame as Meninas, Tomara que Dê Certo e a cantora Walkyria Santos. O evento será realizado na Praça Geraldo Dantas, palco de grandes eventos históricos realizados na história do município.

A emancipação política é um evento que é sempre realizado no segundo dia do ano, responsável por atrair milhares de pessoas em todas as suas edições. Para esse ano, a prioridade foi avançar para que o festejo seja o maior de todos os tempos.

Açude se rompe no município de Currais Novos

Um açude localizado na Comunidade Gangorra, no município de Currais Novos, não aguentou a força das últimas chuvas e rompeu-se. De acordo com moradores as últimas chuvas registraram 95 milímetros e foi o suficiente para levar parte da antiga parede, que represava a água, na tarde deste domingo (1º).

As águas do Açude Gangorra seguem para o Açude do Povoado da Cruz, em Currais Novos.