terça-feira, 29 de setembro de 2009

Saiba como funcionam as bolsas do ProUni

É necessário ter baixa renda e nota mínima de 45 pontos no Enem para concorrer

Foto por Paulo Pinto/Agência Estado
Paulo Pinto/Agência Estado

Criado em 2004 pelo governo federal, o ProUni (Programa Universidade para Todos)  concede bolsas de 100% ou de 50% para alunos que, durante o ensino médio, estudaram em escolas públicas ou em colégios particulares como bolsistas integrais.
Para que o ProUni banque totalmente a mensalidade da faculdade, o estudante precisa provar que tem renda de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa da família. Já para conseguir uma bolsa de estudos de 50%, é necessário ter renda de até três salários mínimos (R$ 1.395) por pessoa da família.
Professores de educação básica da rede pública e deficientes também podem concorrer a uma bolsa do programa. Os professores podem se inscrever para bolsas de licenciatura, pedagogia ou curso normal, sem comprovar rendimentos.
O aluno que concorrer ao ProUni não precisa necessariamente prestar vestibular. Cabe à universidade escolher a melhor forma de seleção. Entretanto, o candidato precisa ter prestado o Enem do ano anterior e obtido a nota mínima de 45 pontos. O resultado na prova é usado como critério de distribuição das bolsas de estudo. Por isso, quanto melhor o aluno for no Enem, mais chance tem de conseguir uma bolsa do ProUni.
A inscrição no programa do governo deve ser feita no site do MEC. O candidato deve escolher até cinco opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis.

fonte:r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário