sábado, 26 de setembro de 2009

Tartaruga rara encalha no litoral do RN

Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante foi encontrada na tarde de ontem na praia Barra de Cunhaú, Litoral Sul do Rio Grande do Norte. Ela estava encalhada em uma pedra, afirmou o responsável pelo projeto Tamar ICM Bio no estado, Ricardo Sérgio de Carvalho. De acordo com o biólogo responsável pelo Aquário de Natal, Douglas Brandão, a tartaruga é uma das espécies mais ameaçadas em extinção.


Tartaruga-de-couro de 200kg receberá cuidados no Aquário de Natal, na Redinha Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
O animal foi encontrado pelo projeto Tamar sem uma das nadadeiras e com um ferimento no pescoço e logo depois foi encaminhado para o Aquário de Natal. Lá, o animal está sendo medicado pelo setor de veterinária. Segundo a equipe que acompanha a tartaruga, o ferimento pode ter sido provocado por redes de pesca. Como a tartaruga-de-couro habita regiões oceânicas, é mais suscetível a esse tipo de acidente.

Douglas Brandão informou que a tartaruga que foi encontratada com ferimento um pouco cicatrizado, pesa cerca de 200 kg e tem 1,35m de casco,e por isso trata-se de um animal jovem. "Esse animal chega a 2,4m de cumprimento de casco na idade adulta", compara o também biólogo, Rodrigo Coluchi. Dependendo da reação ao tratamento feito, a tartaruga será devolvida ao mar ainda hoje ou amanhã. "É um animal muito sensível e pode se machucar se continuar aqui. Por isso a liberação dela deve ser o mais rápido possível", afirmou Brandão.

fonte:diario de natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário