Dos altos-falantes sai a ordem para o lançamento. Dez segundos de contagem regressiva. O foguete de 3m de comprimento segue em direção ao céu numa velocidade de mais de 4 mil km/h, quase quatro vezes a velocidade do som. Além dos 160 militares envolvidos na operação, entre engenheiros, técnicos e operadores de radar, cerca de 60 alunos de uma escola de Parnamirim mantiveram os olhos vidrados no lançamento.
Entre eles, Eliezer Nóbrega, sete anos. Pela primeira no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), o garoto não economizava nas perguntas. Estava atento à tudo e trouxe uma câmera para registrar a tarde diferente fora da sala de aula. "Achei ótimo o passeio e tenho certeza que essa vai ser uma experiência única, por isso eu não podia esquecer minha máquina digital. Quero mostrar as fotos para os meus amigos e para os meus pais", disse Eliezer.
Com um tempo de voo estimado em cerca de 5 minutos, o Foguete Básico de Lançamento (FTB), de mono-estágio, não guiado, alcançou mais de 30km de altura caindo em alto mar a mais de 16km da costa. "O nosso evento foi um total sucesso. Desde o início da operação até seu lançamento, tudo saiu dentro do previsto. Ele cumpriu todos os objetivos e agora estamos nos preparando para o lançamento de amanhã (hoje), que será o último dessa campanha", explica o Tenente Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, coordenador geral da operação.
fonte: diariodenatal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário