terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nasa testa lançador de foguetes que vai levar homem à Lua e a Marte em 2020

AFPFoto por AFP
Mau tempo pode adiar teste do lançador de foguetes Ares-1 nesta terça-feira às 10h da manhã

A Nasa (agência espacial americana) faz nesta terça-feira (27) o primeiro voo de teste de seu novo lançador de foguetes Ares 1 - que até 2015 será usado para levar ao espaço a cápsula Órion, sucessora do ônibus espacial - justamente num momento de incertezas sobre o rumo do programa espacial tripulado americano. O lançamento do foguete de 99,6 m de altura está previsto para as 10h desta terça-feira da plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, no sudeste dos Estados Unidos.
Apenas o primeiro módulo do Ares 1-X (X significa experimental), formado a partir dos dois foguetes de apoio do ônibus espacial, será testado. O segundo módulo e a carga útil são cópias que vão cair no oceano Atlântico depois do lançamento.
O voo de apenas dois minutos e meio permitirá aos cientistas ter uma ideia sobre a estabilidade e a segurança do lançador. Os dados que interessam à agência serão coletados por mais de 700 captores espalhados por todo o Ares 1-X. Serão necessários meses de análises para chegar a uma conclusão concreta.
Na última sexta-feira (23), o coordenador do programa Ares1-X, Bob Ess, disse que as equipes da Nasa trabalham há três anos neste projeto. Ele contou que "o lançador está em perfeito estado, não há nenhum problema técnico".
fonte:r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário