quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Betinho Rosado: “Precisamos restringir a atuação da Petrobras”

O deputado federal é autor de emenda que prevê que campos de pequena produção de petróleo sejam repassados para iniciativa privada.


O deputado federal Betinho Rosado (DEM/RN) defende a restrição da atuação da Petrobras e criação, pelo governo federal, de uma verdadeira indústria do petróleo e sal. Autor de uma emenda que promete gerar polêmica, por prever que a Petrobras repasse, através de leilões, campos de exploração para pequenos e médios produtores, o parlamentar está dialogando com representantes de outros estados produtores para tentar aprovar o um dos projeto de lei (PL) do Pré-Sal com sua proposta.

“A Petrobras é absolutamente monopolista, precisamos criar indústria do petróleo restringindo a atuação da Petrobras e permitindo que os pequenos produtores de petróleo do Brasil possam explorar as áreas que tenham menos que um milhão de barris de reserva”, explica.

O parlamentar enfatiza que o Brasil produz quase 2 milhões de barris petróleo/dia e os produtores independentes exploram somente mil barris/dia. “Essa produção é ínfima.
Não existe do ponto de vista econômico”, observa.

E prossegue fazendo as críticas: “Num segmento econômico, as pessoas se orientam pelo mercado, mas aqui não existe isso. Ninguém sabe o que a Petrobras vai fazer amanhã. O que é determinado é o resultado de um sonho que o presidente da Petrobras (Sérgio Gabrielli) pensou, ou o que o presidente do país (Lula) teve”.

Sabendo da dificuldade que deverá encontrar para aprovar a matéria, principalmente por causa da bancada governista, declarou: “Se a sociedade brasileira, representada através dos deputados e senadores, tiver consciência da necessidade de expandir o petróleo, vai aprovar (o PL com sua emenda). Se não, vai permanecer do jeito que está: cada vez mais monopolista”.

Sobre o posicionamento da bancada potiguar com relação à emenda, deixou a mensagem no ar: “Acho que na bancada potiguar tem gente que é contra a emenda e a favor da Petrobras e tem pessoas que entendem a absoluta necessidade dela ser aprovada”.

Betinho Rosado adianta que vai se reunir com diversas bancadas, principalmente de estados produtores de petróleo, como Sergipe, Alagoas e Bahia.

“Estamos formando um grupo para poder defender e ter forca para aprovar essa matéria, que é muito importante para que floresça uma indústria nacional do petróleo pujante e eficiente, do ponto de vista econômico e técnico”.
fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário