sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Novas medidas irão garantir mais segurança para quem trafega pela Via Costeira

Novas medidas irão garantir mais segurança para os que trafegam pela Via Costeira durante o período de conclusão das obras de readequação e ampliação das faixas de rolamento. Os serviços do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), que estão em fase de conclusão, serão complementados com a instalação de sinalização com placas e painéis, e sistema de radares. A montagem de estrutura de sinalização e de radares tem a responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e estará em funcionamento no mês de setembro. Serão três pontos e cinco radares em setores diferentes da Via Costeira.

Com a entrada em funcionamento do sistema de sinalização, com placas e radares, passará a ser multado o usuário que trafegar pela Via Costeira com velocidade acima da permitida – 70 km/h.Segundo o coordenador operacional do Detran, Pedro Afonso, a redução da velocidade irá diminuir sensivelmente o número de acidentes na Via Costeira. “Além da velocidade, o que tem provocado mais acidentes na Via é a imprudência dos condutores de veículos”, completa.

A Polícia Rodoviária Estadual, por sua vez, estará colocando barreiras policiais em três partes da Via Costeira a partir da próxima sexta-feira (13) com o objetivo de orientar os condutores de veículos para a redução de velocidade. As barreiras policiais funcionarão todos os dias – manhã, tarde e noite, em pontos e horários diferentes.

Para garantir o cumprimento da velocidade máxima permitida, 70 km/h, a Polícia Rodoviária Estadual está pleiteando, junto a Polícia Rodoviária Federal, a concessão de um radar móvel para ser utilizado até a entrada em funcionamento do sistema de sinalização e radar definitivo.

Para o comandante do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, capitão Cláudio Augusto Ferreira Alves, o número de acidentes aumentou porque a Via Costeira tem se tornado, ultimamente, alternativa para os condutores de veículos que querem se livrar dos congestionamentos das avenidas Salgado Filho e Engenheiro Roberto Freire. “O sujeito quer ganhar tempo e espaço, e, quando chega à Via Costeira, aumenta naturalmente a velocidade. O que comprova isso é o fato da maioria dos acidentes recentes ter ocorrido exatamente no sentido Ponta Negra/Centro”, acrescenta o capitão Augusto.

Via Costeira

A Via Costeira fio construída em 1980. As obras de readequação, que estão em sua fase final, ocorrem 30 anos depois. O fluxo de veículos na Via tem aumentado nos últimos anos devido ao grande crescimento na frota de veículos de Natal e da região metropolitana e do advento da Ponte Newton Navarro – unindo o litoral sul ao norte.

As obras de readequação mantêm o mesmo traçado da Via Costeira, existente desde seu início. A faixa de rolamento da Via foi alargada de 11 para 14,6 metros. Com a readequação, a Via ganhou ainda um canteiro no meio, segregador de faixas, com 22 centímetros de altura. A altura do canteiro é correspondente ao limite máximo de velocidade permitido – que é de 70 km/h.

A readequação da Via Costeira foi iniciada em meados de 2008 e representam investimentos de R$ 11 milhões (R$ 8 milhões nas faixas de rolamento e canteiro central, e R$ 3 milhões nas obras dos calçadões e ciclovia. 

Segundo o diretor geral do DER, José D’Arimatéia Fernandes, a Via Costeira estará sendo entregue a população, completamente readequada e sinalizada, no mês de setembro.
Da Agência RN

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