quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Duas pesquisas são divulgadas deixam em aberto: haverá segundo turno?

Duas pesquisas são divulgadas deixam em aberto: haverá segundo turno?
Publicamos anteriormente neste espaço os resultados das pesquisas divulgadas pelo Datafolha e pelo Vox Populi/Ig/Band. Nesta quarta-feira 29 deve sair mais uma pesquisa do IBOPE.
Comparemos os dados:
Datafolha em 28 de setembro: Dilma 46%, Serra 28%, Marina 14%
Vox Populi/Ig/Band em 28 de setembro: Dilma 49%, Serra 25%, Marina 12%
Há míseras duas semanas, estavam assim as duas pesquisas:
Datafolha em 15 de setembro: Dilma 51%, Serra 27%, Marina 11%
Vox Populi/Ig/Band em 13 de setembro: Dilma 54%, Serra 22% e Marina 8%
Em ambas as ocasiões, o Datafolha apresentou resultados menos favoráveis para a candidata petista. Mas os dois institutos constatam que, a partir do início da onda de denúncias contra Dilma e o governo Lula, começou uma lenta queda nas intenções de voto da petista, uma lenta subida de Marina e uma quase estagnação de Serra. Neste intervalo de tempo, Dilma caiu 5% pelo Datafolha e 5% pelo Vox Populi.
Em relação a duas semanas, a tendência do momento aponta para uma maior possibilidade de que haja segundo turno, necessário se nenhum dos candidatos alcançar 50% mais um dos votos válidos.
Independentemente da avaliação que se faça sobre a credibilidade ou os métodos empregados por um ou outro instituto, os partidários das três candidaturas principais têm razões de sobra para intensificar suas campanhas nesta reta finalíssima.
Ou o leitor pensa de outra maneira?
Do Data Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário