A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implantou em março
de 2010 o serviço de psicologia, destinado a trabalhar a saúde mental
dos alunos e servidores da instituição. O atendimento funciona
semanalmente, em uma sala próxima ao Registro Escolar, no prédio da
Reitoria. De acordo com a psicóloga da Ufersa, o projeto surgiu a partir
da procura, principalmente dos alunos, de ajuda para enfrentar
problemas relacionados ao núcleo de ensino.
Desde a sua instauração
cresce o número de alunos e servidores que buscam auxílio no serviço de
psicologia. No ano passado foram atendidos 170 discentes, isto
representa um aumento de 37% em relação a 2010.
Entre os principais
motivos que levam os alunos a procurarem o serviço estão o baixo
rendimento acadêmico, relacionados a problemas pessoais ou enfrentados
na própria instituição, e dúvidas sobre a carreira profissional, tanto
dos alunos que estão ingressando nos cursos, quanto daqueles que estão
concluindo. Dentre os servidores, a maior procura ocorre devido à
depressão e angústia motivadas em sua maioria pelo período que antecede a
aposentadoria.
"Os alunos procuram a ajuda da instituição por
diversos fatores, um dos mais recorrentes é o da fobia social, no qual o
aluno é tão introvertido a ponto de não interagir com os seus colegas
de classe e não conseguir falar em público. Muitos alunos deixam
inclusive de pagar algumas disciplinas, pois estas exigem a realização
de seminários e os estudantes não conseguem enfrentar o problema",
explica a psicóloga.
Outro caso recorrente, apontado por Andréa
Carla, diz respeito aos universitários oriundos de outros estados que
vêm morar na Vila Acadêmica e sofrem bastante com a ausência da família e
as dificuldades encontradas em se adaptar a região.
Apesar dos
alunos representarem 90% das pessoas atendidas pelo serviço de
psicologia, outra demanda tem ocupado espaço na Ufersa, representada
pelos servidores que estão prestes a se afastar da instituição em
decorrência da aposentadoria. Pensando nisso, está sendo desenvolvido o
Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), no qual serão
trabalhados com esses indivíduos diversos temas como o
autoconhecimento, relações interpessoais, saúde e bem estar, gestão
financeira, entre outros.
Para a psicóloga, este programa é
extremamente importante, "pois muitos servidores se aposentam e não
sabem o que fazer, muitas vezes entrando em depressão. Através deste
programa, queremos mostrar a estas pessoas que elas ainda podem fazer
muitas coisas, como ajudar uma Organização Não-Governamental (ONG),
abrir um negócio, enfim, apontar para eles todas as possibilidades que
existem após a aposentadoria".
Andréa ressalta que muitos perguntam
quando devem procurar a ajuda de um psicólogo e ela alerta que o
auxílio deve ser procurado no momento em que uma determinada situação
comece a atrapalhar o dia-a-dia do indivíduo.
A princípio este
serviço é oferecido apenas para o quadro de alunos e servidores da
Ufersa, mas a expectativa é que com o aprimoramento do serviço e o
aumento da demanda, futuramente ele possa ser aberto ao público externo.
Para
utilizar o serviço de psicologia, os estudantes ou funcionários da
Ufersa devem procurar de forma voluntária o Plantão Psicológico, e
agendar uma consulta através do telefone 3317-8240. O primeiro contato
tem como intuito escutar o paciente e posteriormente realizar os devidos
encaminhamentos.
O atendimento pode ser realizado de forma
individual ou grupal, dependendo de cada caso, sempre às terças-feiras,
das 7h30 às 11h30, retornando das 13h30 às 17h30. O acompanhamento será
realizado através da abordagem chamada psicoterapia breve, no qual o
paciente irá se encontrar semanalmente com a psicóloga, por cerca
de duas horas, podendo durar esse tratamento entre dois e três meses.
Se por ventura, durante o tratamento se verificar uma maior complexidade
do caso, outros profissionais são acionados como assistente social,
nutricionistas, entre outros.
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