terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ufersa disponibiliza serviço de psicologia para alunos e servidores

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implantou em março de 2010 o serviço de psicologia, destinado a trabalhar a saúde mental dos alunos e servidores da instituição. O atendimento funciona semanalmente, em uma sala próxima ao Registro Escolar, no prédio da Reitoria. De acordo com a psicóloga da Ufersa, o projeto surgiu a partir da procura, principalmente dos alunos, de ajuda para enfrentar problemas relacionados ao núcleo de ensino.
Desde a sua instauração cresce o número de alunos e servidores que buscam auxílio no serviço de psicologia. No ano passado foram atendidos 170 discentes, isto representa um aumento de 37% em relação a 2010.
Entre os principais motivos que levam os alunos a procurarem o serviço estão o baixo rendimento acadêmico, relacionados a problemas pessoais ou enfrentados na própria instituição, e dúvidas sobre a carreira profissional, tanto dos alunos que estão ingressando nos cursos, quanto daqueles que estão concluindo. Dentre os servidores, a maior procura ocorre devido à depressão e angústia motivadas em sua maioria pelo período que antecede a aposentadoria.
"Os alunos procuram a ajuda da instituição por diversos fatores, um dos mais recorrentes é o da fobia social, no qual o aluno é tão introvertido a ponto de não interagir com os seus colegas de classe e não conseguir falar em público. Muitos alunos deixam inclusive de pagar algumas disciplinas, pois estas exigem a realização de seminários e os estudantes não conseguem enfrentar o problema", explica a psicóloga.
Outro caso recorrente, apontado por Andréa Carla, diz respeito aos universitários oriundos de outros estados que vêm morar na Vila Acadêmica e sofrem bastante com a ausência da família e as dificuldades encontradas em se adaptar a região.
Apesar dos alunos representarem 90% das pessoas atendidas pelo serviço de psicologia, outra demanda tem ocupado espaço na Ufersa, representada pelos servidores que estão prestes a se afastar da instituição em decorrência da aposentadoria. Pensando nisso, está sendo desenvolvido o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), no qual serão trabalhados com esses indivíduos diversos temas como o autoconhecimento, relações interpessoais, saúde e bem estar, gestão financeira, entre outros.
Para a psicóloga, este programa é extremamente importante, "pois muitos servidores se aposentam e não sabem o que fazer, muitas vezes entrando em depressão. Através deste programa, queremos mostrar a estas pessoas que elas ainda podem fazer muitas coisas, como ajudar uma Organização Não-Governamental (ONG), abrir um negócio, enfim, apontar para eles todas as possibilidades que existem após a aposentadoria".
Andréa ressalta que muitos perguntam quando devem procurar a ajuda de um psicólogo e ela alerta que o auxílio deve ser procurado no momento em que uma determinada situação comece a atrapalhar o dia-a-dia do indivíduo.
A princípio este serviço é oferecido apenas para o quadro de alunos e servidores da Ufersa, mas a expectativa é que com o aprimoramento do serviço e o aumento da demanda, futuramente ele possa ser aberto ao público externo.
Para utilizar o serviço de psicologia, os estudantes ou funcionários da Ufersa devem procurar de forma voluntária o Plantão Psicológico, e agendar uma consulta através do telefone 3317-8240. O primeiro contato tem como intuito escutar o paciente e posteriormente realizar os devidos encaminhamentos.
O atendimento pode ser realizado de forma individual ou grupal, dependendo de cada caso, sempre às terças-feiras, das 7h30 às 11h30, retornando das 13h30 às 17h30. O acompanhamento será realizado através da abordagem chamada psicoterapia breve, no qual o paciente irá se encontrar semanalmente com a psicóloga, por cerca de duas horas, podendo durar esse tratamento entre dois e três meses. Se por ventura, durante o tratamento se verificar uma maior complexidade do caso, outros profissionais são acionados como assistente social, nutricionistas, entre outros.

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