terça-feira, 30 de abril de 2013

Desconfie de ligações informando sobre sequestro

Uma modalidade de crime que se tornou comum, principalmente nos grandes centros, é o chamado sequestro virtual. Nele, bandidos ligam para residências ou celulares a afirmam que estão em poder do familiar de quem atente o telefone. Para isso, os criminosos chegam a utilizar de artifícios teatrais, como choro.
Geralmente, os bandidos costumam dizer que estão com o filho feito refém e começam a fazer exigências para as vítimas, como, por exemplo, informações bancárias ou transferências em dinheiro. No entanto, de acordo com especialistas em segurança, desconfie sempre que receber uma ligação desse tipo.
Assim que for contatado por alguém ameaçando ou se dizendo sequestrador, a primeira atitude é manter a calma. Tente conversar com o suspeito e, de preferência, não aceite ordens dele. Outra dica é desligar o telefone imediatamente e ligar para o filho ou outro parente que, de acordo com o bandido, estaria feito refém.
Desta forma, você saberá se o criminoso estava falando a verdade ou se tratava-se realmente de um sequestro virtual. Jamais efetue depósito em dinheiro ou marque encontro com esses criminosos e não pense duas vezes antes de acionar a polícia.

Do Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário