As
pinturas e gravuras rupestres são então estudadas com a finalidade de
poder caracterizar culturalmente as etnias pré-históricas que as
realizaram, a partir da reconstituição de um procedimento gráfico de
comunicação que faz parte dos respectivos sistemas de comunicação
social. Numa segunda instância, este estudo pretende, quando o corpus
gráfico em questão fornece os elementos essenciais de reconhecimento,
extrair os componentes do mundo sensível que foram escolhidos para fazer
parte de tal sistema gráfico. Fica então excluída qualquer
possibilidade de interpretação de significados, pois toda afirmação se
situaria em um plano de natureza conjectural.
Na
perspectiva de estudo utilizada entende-se que a cada tradição gráfica
rupestre pode associar-se um grupo étnico particular na medida em que se
possa segregar conjuntamente outros componentes caracterizadores de
natureza cultural, tais como uma indústria lítica tipificada, uma
utilização própria do espaço ou formas específicas de enterramentos.
Em
razão da abundância de sítios e da diversificação de pinturas e
gravuras foi possível estabelecer uma classificação preliminar,
dividindo-as em cinco tradições, das quais três são de pinturas e duas
de gravuras.
Hoje já são 87 sítios
cadastrados pela equipe somente em Santana do Matos e é atualmente o
município potiguar com a maior quantidade de sítios arqueológicos no
Estado, vindo em segundo lugar o município de Carnaúba dos Dantas com 64
sítios”, disse o professor ao Blog Redação Cajarâna, em matéria
publicada em 26 de maio de 2010. Mas na semana passada acompanhado de um
jovem de nome Suruca, que disse ter visto umas pinturas em um local
prósximo a Serrinha hà apróximadamente 3Km da cidade foram ao local e
encontraram mais um sítio que passa para 88 Sítios no município de Santana do Matos/RN, vejam baixo fotos do local.
Fonte: Washingto Luiz
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