segunda-feira, 29 de julho de 2013

TIM tem mais queda de ligações. Oi e Claro, mais reclamações

A Anatel divulgou, um relatório sobre a qualidade da telefonia celular de fevereiro a abril. Ele compara as principais operadoras — Claro, Oi, TIM e Vivo — e diz que as quatro melhoraram em qualidade nesses três meses e atingiram as metas estabelecidas pela agência. A excessão são as conexões de dados 2G, que continuam abaixo da meta de qualidade.
Segundo a Anatel, a Oi continua sendo a operadora com mais reclamações registradas na Anatel por grupo de mil assinantes. Em abril, foram 0,64 queixas para cada mil usuários, contra 0,47 da Claro, 0,36 da TIM e 0,32 da Vivo.
Quando se medem as reclamações registradas pela própria operadora, a recordista é a Claro, com 23 ocorrências para cada mil usuários em abril. Em seguida vêm Vivo, com 10 reclamações; Oi com 9; e TIM, em melhor situação, com 7 queixas por grupo de mil assinantes.
A TIM, porém, é a lanterninha em outro indicador: o percentual de ligações interrompidas antes de serem concluídas, conhecido como taxa de desconexão. Em abril, segundo a Anatel, 1,14% das chamadas feitas pela TIM caíram. A taxa da Vivo foi 0,99%. Claro e Oi quase empataram com 0,68% e 0,66%, respectivamente. A taxa de desconexão de voz máxima aceita pela Anatel é 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário