A Anatel divulgou, um relatório
sobre a qualidade da telefonia celular de fevereiro a abril. Ele compara
as principais operadoras — Claro, Oi, TIM e Vivo — e diz que as quatro
melhoraram em qualidade nesses três meses e atingiram as metas
estabelecidas pela agência. A excessão são as conexões de dados 2G, que
continuam abaixo da meta de qualidade.
Segundo a Anatel, a Oi continua sendo a
operadora com mais reclamações registradas na Anatel por grupo de mil
assinantes. Em abril, foram 0,64 queixas para cada mil usuários, contra
0,47 da Claro, 0,36 da TIM e 0,32 da Vivo.
Quando se medem as reclamações
registradas pela própria operadora, a recordista é a Claro, com 23
ocorrências para cada mil usuários em abril. Em seguida vêm Vivo, com 10
reclamações; Oi com 9; e TIM, em melhor situação, com 7 queixas por
grupo de mil assinantes.
A TIM, porém, é a lanterninha em outro
indicador: o percentual de ligações interrompidas antes de serem
concluídas, conhecido como taxa de desconexão. Em abril, segundo a
Anatel, 1,14% das chamadas feitas pela TIM caíram. A taxa da Vivo foi
0,99%. Claro e Oi quase empataram com 0,68% e 0,66%, respectivamente. A
taxa de desconexão de voz máxima aceita pela Anatel é 2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário