Segundo DER, a vencedora do certame licitatório para a construção dos acessos do aeroporto de SGA foi a Queiroz Galvão
A revista Istoé mostrou no final de semana uma matéria sobre uma
investigação da Polícia Federal baseado em denúncia de que o senador
José Agripino, presidente nacional do DEM, teria utilizado sua
influência para fazer o Executivo Estadual favorecer a Empresa
Industrial Técnica (EIT) com contratos milionários e citou as obras do
Contorno de Mossoró como uma das fontes de renda pública para a empresa.
Porém, essa não é a única obra de mobilidade nas mãos da empresa, que
teve Agripino como sócio (segundo a revista). A EIT também é responsável
pela construção do acesso do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do
Norte, a vencedora do certame licitatório para a construção dos acessos
foi a Queiroz Galvão. No entanto, ela desistiu da obra, fazendo com que a
segunda colocada na licitação, EIT, assumisse a responsabilidade da
entrega, mesmo com o fato do contrato de financiamento com a Caixa
Econômica Federal (CEF) ter sido assinado no dia 1º de abril, quando já
não havia mais os 24 meses necessários para a execução da obra. Restavam
apenas 11 meses.
Segundo o DER, nessa situação, o Governo consultou a segunda
colocada, a EIT, que de pronto aceitou a proposta. A ordem de serviço
foi assinada em 6 de abril, mas a obra só começou de fato em agosto. Até
novembro, haviam sido executados o desmatamento e a terraplanagem da
área. Ainda deve ter início a construção da base e do asfalto dos
acessos.
JOSÉ AGRIPINO E O DEM
O “tráfico de influência”, praticado pelo presidente nacional do
partido no único governo do DEM no País, é mais um item para uma série
de suspeitas de irregularidades eleitorais que teriam a governadora
Rosalba Ciarlini como personagem. Além desta, a própria revista trás o
“desengavetamento” de uma investigação sobre caixa 2 na campanha
eleitoral de 2006. Isso, sem contar com a recente condenação de Rosalba
por usar a máquina pública estadual para favorecer a candidatura da
prefeita de Mossoró, Cláudia Regina.
Segundo a Istoé, José Agripino foi sócio cotista da EIT até agosto de
2008. E mais: nas eleições de 2010, o senador recebeu R$ 550 mil de
doação da empreiteira. “Empresa privada, a EIT é o terceiro maior
destino de recursos do Estado nas mãos de Rosalba. Perde apenas para a
folha de pagamento e para crédito consignado. Só este ano foram R$ 153,7
milhões em empenhos do governo, das secretarias de Infraestrutura,
Estradas e Rodagem e Meio Ambiente”, aponta a revista.
A Istoé ressalta ainda que nem na crise financeira, que fez o governo
atrasar pagamento a fornecedores e, até mesmo, aos servidores estaduais
(que passaram a receber de forma escalonada) que atingiu o salário dos
servidores e os gastos com a Saúde, a EIT deixou de receber. O governo
afirmar que não tinha dinheiro essas despesas básicas, mas gastava
milhões nas obras do Contorno de Mossoró, empreendimento tocado pela
EIT.
Agripino, antes da política foi gerente da empreiteira:
Quando era recém-formado em engenharia, antes entrar diretamente na
política, Agripino trabalhou na empreiteira EIT, da qual se tornou sócio
mais tarde.
O CURRÍCULO DO SENADOR LÍDER DO DEM INDICA:
- Engenheiro-Chefe de Obras EIT – Empresa Industrial Técnicas S/A (1969/ 72).
- Gerente Regional da EIT – Empresa Industrial Técnica S/A, para os
Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba (1972/ 75).
Nessa época em que atuava do lado da empreiteira, o pai, Tarcísio
Maia, era ligado ao General Golbery do Couto e Silva, e foi indicado
(sem eleições diretas) governador do Rio Grande do Norte (início do
governo em 1975).
Seu tio, Lavoisier Maia, também era outro político influente da
dinastia Maia, e sucedeu o pai de Agripino no governo do RN. Ao tomar
posse como governador nomeou Agripino prefeito de Natal, trocando de
lado do balcão das empreiteiras.
Porém, mesmo político, Agripino, ocupando cargos de prefeito, governador e senador, virou acionista da empreiteira.
Com informações do blog Exbancario
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