sábado, 4 de junho de 2016

Natal recebe revezamento da tocha olímpica neste sábado


Foto: Roberto Castro/ME
24330Neste sábado (04), o revezamento da Tocha Olímpica chega a Natal. Por volta das 15h20, o desfile do objeto símbolo das Olimpíadas sairá do Forte dos Reis Magos e passará pelas ruas da capital Potiguar até chegar ao Estádio Arena das Dunas, por volta das 20 horas, onde será acesa a Pira Olímpica. Natal é uma das 83 cidades, entre mais de 300, por onde a Tocha Olímpica irá passar, escolhida para guardar a Chama Olímpica por uma noite.
Uma grande estrutura foi preparada para acompanhar os 110 condutores durante o percurso de 21 quilômetros. A ideia é que atletas, ex-atletas e cidadãos comuns estejam juntos no revezamento que simboliza a união dos povos. Entre os condutores da Tocha, estão a ex-jogadora de vôlei Virna Dias, o paratleta Clodoaldo Silva; o ex-jogador de basquete Oscar Schimdt; e o médico do ABC e da Seleção Brasileira Paralímpica, Roberto Vital, que é um dos representantes oficiais da Prefeitura do Natal.
A programação do revezamento contará com pontos-chave para a realização de imagens que representam a história, a cultura e a paisagem da cidade do Natal: o Forte dos Reis Magos, a praça Augusto Severo, a Capitania das Artes, o Centro de Convenções (com a vista para o Morro do Careca) e a Arena das Dunas serão esses pontos.

Programação Cultural

Paralelo ao movimento da Tocha Olímpica, a Prefeitura do Natal organizou uma série de espetáculos culturais entre as 10 e 22 horas. Serão montados dois polos na capital potiguar: Praça Augusto Severo (Ribeira) e Estádio Arena das Dunas. As atrações, contratadas por edital e com recursos do Ministério da Cultura, montam um mosaico bastante representativo da cultura local.
A programação começa às 10 horas, na Ribeira, com o espetáculo coreográfico Boombox “Passurbano”, seguido da banda Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio dia tem forró com “As Nordestinas”. À tarde, a partir das 14h se apresentam Tatyelli Raulino Cia de Dança, DuSouto, Al Hanna Cia de Dança, Família Pádua e Balé da Cidade.
Ainda na Ribeira tem Pedro Mendes; Valéria Oliveira. Às 19h30, o maestro Linus Lerner vai reger a Banda Sinfônica da Cidade do Natal numa apresentação inédita; tendo a participação de Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda. Às 21h sobe ao palco Nara Costa e fechando a noitada Perfume de Gardenia (22h).
Na Arena das Dunas, a programação começa às 16h com Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h tem Balé Municipal e Action Cia de Dança, seguido do Gira Dança. A programação fecha com show da banda “Caçuá”.

A ação é uma realização das Olimpíadas Rio2016, Prefeitura do Natal e Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

PRAÇA AUGUSTO SEVERO
10h: GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN BOOMBOX “PASSURBANO”
10h30: MACAXEIRA JAZZ
11h30: BOOMBOX “PASSURBANO” TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA
12h: AS NORDESTINAS
14h: TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA
14h30: DUSOUTO
15h30: AL HANNA CIA DE DANÇA
16h: FAMÍLIA PÁDUA TECHNO FAMILY
17h: BALÉ DA CIDADE
FUNCARTE – GRUPO PARAFOLCLÓRICO DO BOM PASTOR (BRINCANTES)
17h30: PEDRO MENDES
18h30: VALÉRIA OLIVEIRA
19h30: LINUS LERNER E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL
HILKÉLIA MEDEIROS, AMIGOS E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL
21h: NARA COSTA
22h: PERFUME DE GARDÊNIA
ARENA DAS DUNAS
16h – 16h50: FANFARRAS
APAE
DRAGÕES INDEPENDENTES
ZILA MAMEDE
17h – 17h30: BALÉ MUNICIPAL E ACTION CIA DE DANÇA
17h40 – 18h10: GIRA DANÇA
18h20 – 19h10: BANDA CAÇUÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário