quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Angicos: Secretaria de Saúde realiza ação de abertura do “Novembro Azul”

A Secretaria Municipal de Saúde de Angicos que tem como gestora atual a Senhora Jocilene Ovídio Martins Chimbinha realizou na noite desta quarta feira, dia 09 de Novembro a abertura oficial da campanha “Novembro Azul” no município de Angicos.
Estas ações estão relacionadas à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, que, hoje se mostra como o tipo de patologia que mais mata homens no Brasil de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, principalmente devido ao preconceito e a resistência dos homens em se submeter aos exames que detectam alterações na glândula prostática. 
A cerimonia de abertura foi realizada às 19 horas no pátio da Igreja Matriz de São José dos Angicos, aproveitando o ensejo da realização do movimento terço dos homens da Igreja Católica.
Entre as autoridades presentes registramos a presença do Senhor Prefeito Junior Batista, do Pároco de São José dos Angicos Padre Severino Neto, da Secretária Municipal de Saúde Jocilene Ovídio, e dos Médicos da Saúde da Família em Angicos Doutor Diego Torquato. Doutor Nelson Dantas e o Doutor Erivando Feitosa.
Tivemos uma palestra com o tema: “A importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata” que foi proferida pelos Médicos da Estratégia de Saúde da Família que acabamos de mencionar.
Em seguida os homens presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar duvidas sobre a realização de exames de prevenção a câncer de próstata.
Ao fazer uso da palavra o chefe da Igreja Católica em Angicos, Padre Severino buscou conscientizar os homens de que é importante cuidar da saúde de forma preventiva e não por intermédio do uso de medicações.  
O Prefeito Junior Batista fez questão de exaltar as ações que sua gestão realizou principalmente na área de prevenção as doenças em nosso município.
A Secretária Municipal de Saúde Jocilene Ovídio endoçou a declaração do Prefeito Junior Batista mostrando que todas as ações de prevenção e detecção de doenças foram realizadas pela sua gestão a frente da pasta de saúde durante estes quatro anos.
As ações de prevenção e detecção do câncer de próstata em nosso município prosseguem até o final deste mês.  Serão realizadas ações nos postos de saúde e ainda uma grande ação geral da secretaria de saúde onde serão realizados exames de PSA, que é o exame que detecta por intermédio de coleta de sangue alterações na glândula prostática e até agendamento de consultas com o urologista que é o profissional da área, além do exame do toque retal.
Ao final da palestra foi servido um lanche a todos os homens presentes.
 AngicosNews
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário