sábado, 31 de dezembro de 2016

Mais de 370 presos fugiram de unidades prisionais do Estado em 2016

As fugas do sistema prisional do estado do Rio Grande do Norte tornaram-se rotineiras. Durante todo o ano de 2016, as unidades administradas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) registraram 49 incidentes com evasão de 373 detentos. São 162 criminosos a mais em comparação com o número registrado em 2015, que foi de 212 foragidos.
Logo no início do ano, em 12 de janeiro na Cadeia Pública de Natal, na zona norte, uma fuga histórica resultou em 46 bandidos soltos, após escaparem por um túnel.
Unidades que até então nunca haviam registrado qualquer saída inoportuna de apenados, tiveram suas falhas na segurança evidenciadas. Como foi o caso da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira, em Caicó. Também conhecido como “Pereirão”.
Na madrugada do dia 14 de julho, a penitenciária registrou a primeira fuga de sua história. Fato que voltou a se repetir no dia 22 de agosto, totalizando 46 presidiários nas ruas antes de cumprirem suas sentenças.
A maioria das fugas ocorreu através de buracos escavados a partir do interior das unidades. No entanto, o caso mais recente ocorrido no dia 19 de dezembro chamou a atenção após 19 presos utilizarem uma “teresa” (corda improvisada a partir de lençóis) para escalar o muro do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP) sem serem percebidos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário