terça-feira, 24 de abril de 2018

Três jovens caem de ponte no Piauí ao tirar selfie e sofrem fraturas

Por Catarina Costa, G1 PI
Divulgação/ Polícia Civil
Prefeitura diz que ponte é responsabilidade do Governo Federal
Três garotas que faziam selfies no alto de uma ponte de concreto em Xinguara, zona rural do município de Castelo do Piauí, sofreram fraturas ao caírem da construção. Conforme a Polícia Civil, as jovens tiravam fotos no momento que a plataforma lateral da ponte desabou e elas caíram. Foto divulgada pela Polícia Civil mostra as garotas momentos antes da queda.
Valéria Alves, 22, e sua amiga de 15 anos fraturaram as pernas e passaram por cirurgia. A terceira vítima, de 16 anos, teve fratura perto do calcanhar. Todas passam bem. O POVO Online não divulga o nome das jovens com menos de 18 anos, por se tratar de situação de possível constrangimento.
“A ponte passa sobre o rio Cais e é utilizada como linha férrea, apesar de degastada com o tempo. As adolescentes estavam tirando selfie no local, quando a plataforma da lateral desabou com elas. Por sorte elas sobreviveram e foram socorridas por populares”, disse policial local.
As meninas estavam em lugar chamado pelos moradores de “orelhas”, onde pessoas se abrigam quando há trens passando. Mais oito pessoas estavam fazendo fotos na mesma hora. As três foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina, distante 190 km da localidade.
A Prefeitura de Castelo do Piauí informou ao portal G1 Piauí que a ponte é de responsabilidade do Governo Federal. A publicação piauiense entrou em contato com o Ministério dos Transportes e aguarda posicionamento.

A jovem Valéria Alves Ferreira, contou ao G1 nesta segunda-feira (23) que percebeu e alertou as amigas que a estrutura da lateral da ponte estava rachada. Valéria disse que mesmo com as rachaduras elas decidiram ficar no local para tirar uma selfie, antes da queda que ocorreu no domingo (22). 
As jovens fizeram uma foto no dia anterior a queda, divulgada pela Polícia Civil. Ao irem novamente ao local para fazer a foto Valéria percebeu os problemas na estrutura da ponte. A jovem e as adolescentes contaram que costumam ir ao local com frequência e que estavam no lugar também para ver o rio.
"Na hora que eu subi, percebi que dessa vez a estrutura estava rachada. Eu ainda alertei as meninas, tiramos a selfie e depois não vi mais nada, somente o meu pai quando acordei. Outro amigo também iria tirar foto no mesmo lugar, mas a estrutura desabou", contou a jovem. 

Estado de saúde

Valéria fraturou a perna e passou por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e para ela, a queda foi um grande susto. Ela agradeceu a Deus por não ter sofrido algo mais grave.
"Ela nasceu de novo. Nunca imaginei que isso iria acontecer, porque sempre andamos por ali e nunca aconteceu nada. Dessa vez, nós estávamos na festa de aniversário de um amigo e a minha filha saiu com as amigas para tirar foto, quando uma pessoa veio correndo para avisar que a parte da ponte tinha desabado com elas", declarou a mãe da jovem, Neide Alves Lima. 

A adolescente de 15 anos, que também estava na selfie anterior a queda, comentou que não iria tirar a foto, mas por insistência de uma amiga subiu na plataforma. Ela também revelou ter visto a estrutura rachada, contudo, não achou arriscado subir, porque tinha o costume de tirar foto no local.
"Logo depois que Valéria subiu a estrutura desabou. Não lembro mais de nada, só das pessoas ao nosso redor depois da queda. Queria agradecer a todos que nos ajudaram e nos socorreram", declarou a adolescente, que também sofreu fratura exposta na perna. 
 
Segundo o diretor HUT, Gilberto Albuquerque, as jovens chegaram na unidade com politraumas (vários traumas pelo corpo). A terceira adolescente, de 16 anos, teve fratura perto do calcanhar esquerdo e deve passar por cirurgia nesta segunda-feira (23).
"Elas tiveram sorte de ter caído na lama, o que evitou outras complicações mais graves", destacou o diretor do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário